sábado, 19 de junho de 2021

 Tenho que deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos por amor de Jesus?

Deixar casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos por amor de Jesus

(1) O contexto dessa fala de Jesus é o encontro que Ele teve com o jovem rico. O rapaz achava que tinha uma vida com Deus totalmente plena, mas quando Jesus manda que ele abandonasse suas riquezas e O seguisse, ele não aceita e vai embora entristecido (Marcos 10:21-22). Jesus, aproveitando essa negativa do jovem, aproveita para ensinar aos Seus apóstolos sobre o perigo das riquezas, o perigo de fazer das riquezas um deus (Marcos 10:23).

(2) Os discípulos estranharam a palavra de Jesus, afinal, todo mundo, de uma forma ou de outra, estava buscando melhorar de vida, ter mais riquezas para si e para sua família (isso não é um pecado). Mas Jesus mostra que o problema em si era a confiança extrema nas riquezas (Marcos 10:24). A seguir temos a famosa frase de Jesus: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Marcos 10:25). Eu explico essa expressão aqui neste texto (clique).

(3) Na sequência, Pedro olha para a situação deles, os discípulos do Senhor Jesus, aqueles que deixaram tudo para segui-Lo: “Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos…” (Marcos 10:28). Quando Pedro diz isso está se referindo ao comprometimento radical que eles tiveram com o Mestre! O jovem rico não quis ter esse comprometimento, porém, os apóstolos do Senhor Jesus tiveram essa coragem! Pedro está como que dizendo: o que será de nós, mestre? Qual será a nossa recompensa?

(4) Jesus sabe das necessidades dos Seus servos que, por conta da natureza do chamado deles, precisam abandonar parentes, propriedades e outras coisas comuns na vida de qualquer pessoa! Jesus continua dizendo: “Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho…” (Marcos 10:29). É importante observar aqui que não temos uma ordem geral para que todos abandonem tudo e todos para realizar a obra de Deus!

(5) Jesus está falando de forma específica. Existem servos que precisarão fazer isso (como foi com os apóstolos), pois o chamado do Senhor assim o exige. Mas eles ficarão largados, sem recompensas? Não! O texto continua falando de recompensas, primeiro no presente e depois no futuro: “que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna” (Marcos 10:30). 

Jesus está falando que Seus discípulos, aqueles que realizam esse trabalho especial, seriam muito amados por pessoas no decorrer da caminhada (irmãos, irmãs, mães, filhos). Claro, aqui temos um sentido figurado. Eles encontrariam amor que não era da família de sangue, mas era como o da família de sangue e até maior! Também seriam sustentados pelo Senhor (receba… campos). É interessante notar como Jesus coloca perseguições também como uma recompensa. Para o servo de Deus, sofrer por amor do Mestre é motivo de toda alegria (Tiago 1:2)!

(6) Jesus segue de forma clara dizendo: “…e, no mundo por vir, a vida eterna” (Marcos 10:30). A recompensa desses servos não para por aqui. Ela os segue até o céu, até a eternidade! Quando tudo isso passar, os discípulos não ficariam desamparados, mas viveriam a vida mais rica de todas: a vida ao lado de Deus por toda a eternidade, presenteados pelo galardão que o Senhor tem para todos os que lhe foram fiéis (Mateus 5:12)!

(7) Portanto, podemos entender pelo contexto que alguns terão que deixar tudo, pois terão trabalhos especiais na obra do Senhor. Mas isso não é para todos! Cada um tem um chamado. Conheço missionários que foram pregar bem longe aqui do Brasil, em terras árabes, por exemplo. Eles deixaram tudo para levar o evangelho ali. Mas conheço outros, igualmente fiéis a Cristo, que fazem a obra aqui dentro do Brasil, com certa proximidade com a família. Cada um com seu chamado exerce fidelidade. O certo é que em ambos os casos, todos eles estariam dispostos a deixar tudo se o Senhor mandar!

Fonte: https://www.esbocandoideias.com 

Postado por Presbítero André Sanchez



Nenhum comentário:

Postar um comentário