segunda-feira, 21 de junho de 2021

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA


AFINAL, O QUE É CLAMÍDIA?
         


Clamídia é uma DST (doença sexualmente transmissível) bastante comum. Essa doença pode afetar tanto homens quanto mulheres, muitas vezes sendo silenciosa. Não é difícil tratá-la, porém merece devida atenção para evitar complicações à saúde. É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e pode ser transmitida através do contato sexual, seja vaginal, oral ou anal. Além disso, pode ser passada da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão congênita).

O principal fator de risco para contaminação é manter relações sexuais desprotegidas (ausência de preservativo durante a relação sexual). Nos primeiros estágios da doença pode não aparecer nenhum sintoma. Quando esses ocorrem, podem surgir em um período de 1 a 3 semanas após a exposição à bactéria. 

Quando os sintomas aparecem, geralmente são passageiros e fracos. Alguns sintomas são: Corrimento vaginal, corrimento peniano, dor abdominal, dor nos testículos, dor ou secreção retal, ardência ao urinar, sangramento intermenstrual e após a relação sexual, penetração dolorosa durante o ato sexual (no caso das mulheres). Estudos mostram que 1 em cada 4 homens com clamídia não apresenta sintomas, assim como cerca de 30% das mulheres que têm essa doença, manifestam os sinas típicos.

O exame que detecta a presença de clamídia é recomendado para as gestantes jovens de até 25 anos de idade e para homens e mulheres com muitos parceiros ao longo dos últimos meses. Sendo indicado, principalmente para os indivíduos que tiveram relações sexuais sem o uso do preservativo. Para diagnosticar a doença, os exames envolvem coletar amostras da secreção uretral ou do colo uterino. 

Se o paciente pratica sexo anal, podem ser solicitadas amostras extraídas do reto. O tratamento é realizado à base de antibióticos, uma vez que a doença é causada por bactéria; porém, ele não garante imunidade contra a doença. Dessa forma, se não houver um devido cuidado, ela pode voltar.

Pelo fato de a maioria das pessoas infectadas não apresentarem sintomas, os ativos sexualmente devem realizar exames de forma periódica. É importante procurar um médico caso seu parceiro ou parceira tenha clamídia. Mesmo na ausência dos sintomas, o médico irá receitar um antibiótico para ação imediata contra a bactéria causadora.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário