quarta-feira, 16 de junho de 2021


A HERANÇA QUE NÃO PODE MURCHAR

Herança, como já se sabe, é um legado. Aquilo que se herda de alguém. Nos poucos tópicos desta reflexão, apresentamos algumas nuances de herança que não pode murchar, visando despertar interesse nos seus possíveis herdeiros, sabendo que, para isto, fomos eleitos pelos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Partimos do texto que nos assegura: “Estou plenamente certo que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. [...] todos sois participantes da graça comigo”. Logo em seguida, diz: “Faço esta oração: Que vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros, e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios de fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus” (Filipenses 1.6-11). Consideremos algumas afirmações do texto:

 Quem começou a boa obra em nós e há de completa-la? O Espírito Santo;

 Que o nosso amor aumente pelo conhecimento e percepção. Ora, o Espírito Santo não quer que sejamos ignorantes. Quer isto sim, que cresçamos no conhecimento e percepção; ou seja, na ciência e capacidade de julgar com justiça e amor.

 Prontos a aprovamos as coisas mais excelentes. Quantas são desprezadas em razão de não serem conhecidas!

 Sermos sinceros e inculpáveis. Ora, Deus nos santifica em tudo, se o permitirmos; de modo que nosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis. (I Tessalonicenses 5.23).

 Cheios de fruto de justiça. O cristão convicto não é infrutífero na esfera da justiça; a demonstrará em seus atos; a menos que lhe falte o temor a Deus.

Consideremos, também, este texto: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar; guardada nos céus para vós, que mediante a fé, estás guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes a se revelar no último tempo” (I Pedro 1.3-5).

Deus nos gerou de novo, para a esperança e para a herança. Mantém a herança guardada nos céus, e no seu poder nos guarda, para recebê-la. Isto será para a glória e louvor de Deus. Não é maravilhoso?


Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário