segunda-feira, 18 de maio de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

Gardnerella vaginalis - O que é isso? 


Gardnerella vaginalis e a Gardnerella mobiluncus são bactérias que comumente vivem na vagina e não causam nenhum problema, entretanto quando há uma multiplicação exagerada podem causar uma infecção chamada popularmente como vaginose bacteriana, provocando a produção de um corrimento branco-acinzentado e de cheiro muito forte. 

O tratamento dessa infecção é realizado com antibióticos (comprimidos via oral ou pomadas aplicadas diretamente na vagina). Além do uso de medicamentos específicos, é de suma importância uma higiene adequada da região íntima. Essa infecção ocorre com muito mais frequência nas mulheres (a bactéria faz parte da microbiota vaginal normal), contudo homens também podem ser infectados por meio da relação sexual sem o uso de preservativo com uma parceira infectada. Os sintomas se apresentam de maneira diferente no homem e na mulher. 

Na mulher podem surgir: corrimento branco ou acinzentado, odor forte e desagradável da vagina (conhecido como cheiro de peixe podre), pequenas bolhas vaginais e dor durante a relação sexual. No homem pode surgir com: dor ao urinar, vermelhidão no prepúcio, na glande ou na uretra, prurido peniano (coceira) e secreção amarelada na uretra. Existem casos em que o homem não apresenta nenhum sintoma e por isso, pode nem ser necessário fazer o tratamento; mas nos casos em que é muito recorrente na mulher, o homem deve ser tratado. 

Não há uma causa específica para a infecção, mas é comum em mulheres com alguns fatores de risco como tabagismo, práticas irregulares de lavagem vaginal, uso de DIU e vários parceiros sexuais. Além do exame ginecológico em que o médico observa os sinais e sintomas apresentados, pode ser solicitada uma cultura vaginal para a análise microbiológica para fechar o diagnóstico. 

Nos homens, o diagnóstico é feito pelo urologista por meio dos sintomas e avaliação da secreção peniana. O tratamento normalmente dura cerca de sete dias (no caso dos antibióticos) ou cinco dias (para uso dos cremes); durante esse período é importante manter uma boa higiene da região íntima, lavando apenas a parte externa com sabonetes neutros ou próprios para a região. 

Se ocorrer durante a gestação, o tratamento deve ser realizado apenas com antibiótico em comprimido e uma boa higiene íntima. Para prevenir, é imprescindível o uso de preservativo em todas as relações sexuais e deve-se limitar o número de parceiros, além de agendar consultas periódicas ao médico especialista. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário