segunda-feira, 25 de maio de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É ENDOMETRIOMA?
O endometrioma também é conhecido como endometriose ovariana, ou seja, quando há presença do tecido endometrial, glândulas ou estroma (que são próprios do útero) recobrindo os ovários. O diagnóstico pode ser dado por meio de uma ultrassonografia transvaginal ou pélvica, em que se pode detectar principalmente um cisto ovariano com cerca de 2 cm contendo líquido escuro. 

Praticamente não há casos de endometrioma isolado, pois normalmente outras regiões do corpo são afetadas. Considera-se o endometrioma uma alteração benigna, entretanto ele pode provocar alguns sinais e sintomas bem desconfortáveis, como: cólica muito forte durante o período menstrual, sangue nas fezes (principalmente durante a menstruação), dificuldade para engravidar e dor durante a relação sexual. 

O diagnóstico é feito por um médico ginecologista por meio do ultrassom (mencionado anteriormente) ou com base no toque vaginal. O tratamento dependerá da idade da paciente, do desejo reprodutivo, assim como dos sintomas apresentados. Há casos em que o uso de medicamentos pode ser eficaz (quando o tecido tem menos de 3 cm); contudo, há casos mais graves em que é preciso a cirurgia por laparoscopia para raspar o tecido endometrial ou até mesmo realizar a remoção dos ovários. 

O uso de anticoncepcional pode reduzir o risco de desenvolvimento de um novo endometrioma após a remoção cirúrgica. Dependendo do caso, o médico pode prescrever medicamentos para o alívio dos sintomas e para evitar que a doença progrida. É muito raro um endometrioma se tornar um câncer; além disso não é qualquer endometrioma que pode virar câncer, apenas o atípico que possa estar relacionado no desenvolvimento de câncer de endométrio ou células claras; dessa forma, mais de 95% das mulheres com endometrioma não terão câncer.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário