segunda-feira, 4 de maio de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO


O teste do pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos no Brasil; é gratuito (disponibilizado pelo SUS) e de extrema importância para a identificação de doenças genéticas logo nos primeiros dias de vida do bebê. 

O diagnóstico precoce das doenças permite o início do tratamento o mais rápido possível, o que minimiza as chances de problemas de saúde mais agravantes provocados pelas patologias. Dependendo da região do país, o teste pode ser realizado nos pontos de coleta das Unidades Básicas de Saúde ou nas maternidades e hospitais. 

É importante que seja feito entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança. Não deve ser realizado antes das primeiras 48 horas de vida, pois algumas doenças podem não ser detectadas nesse período. O teste do pezinho compõe o Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, em que todos os estados do Brasil estão credenciados. 

Esse programa atua no diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento adequado de 6 doenças (que podem ser identificadas no teste do pezinho): anemia falciforme, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, deficiência da biotinidase, fenilcetonúria e hiperplasia adrenal congênita. A realização do teste do pezinho é simples e rápida. 

É feita uma coleta de sangue no calcanhar do bebê (uma região do corpo bastante irrigada para facilitar a realização do exame), em seguida a amostra é encaminhada para o laboratório de triagem neonatal da região e a análise é feita. Esse exame é realizado apenas uma vez (após o nascimento da criança). Se alguma alteração for detectada, deve ser repetido conforme a orientação do hospital ou da equipe médica.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário