segunda-feira, 29 de abril de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É HBP?


Essa sigla significa hiperplasia benigna da próstata. A próstata é uma glândula masculina que se localiza abaixo da bexiga que tem como função produzir os componentes do sêmen.  Estudos mostram que o crescimento prostático atinge 25% dos homens entre 40 e 49 anos de vida, aumentando a porcentagem em até 80% nos homens com idade entre 70 e 79 anos. 

A uretra atravessa a próstata ao sair da bexiga, portanto boa parte dos homens que sofre com HBP tem queixas de dificuldade para urinar. Os sintomas mais frequentes que podem estar presentes são: dificuldade para urinar, pois há grande pressão sobre a uretra, causada pela  próstata aumentada, o que aumenta o trabalho do músculo da bexiga. O paciente também pode ficar com a sensação de ainda ter urina armazenada mesmo após urinar; micção frequente, ou seja, vontade de urinar mais vezes, principalmente durante a noite e incapacidade de urinar, pois o aumento da próstata pode bloquear a uretra, impedindo a passagem urinária. 

Isso pode provocar danos irreversíveis aos rins e à bexiga. Em casos assim, é importante procurar um pronto-atendimento de urgência. Em suma, os sintomas da HBP têm relação com causas obstrutivas e/ou de armazenagem. É comum o crescimento da próstata ao longo da vida do homem, que começa na puberdade e depois a partir dos 25 anos em diante. Geralmente não há sintomas quando isso ocorre antes dos 40 anos, entretanto quase todos os homens acima dos 85 anos apresenta sintomas. A causa para o crescimento dessa glândula não é conhecida, mas é sabido que não é o câncer que provoca o aumento. Alguns hormônios podem estar envolvidos na regulação do crescimento da glândula. 

É importante lembrar que nem a vasectomia e nem a atividade sexual aumentam o risco de aumento da próstata. É sempre importante ter um acompanhamento médico pois os sintomas que possam surgir também podem ser sinais de outras doenças, como infecções e tumores. Além do toque retal, a avaliação médica  pode incluir um histórico do paciente para que possa excluir outras causas dos problemas urinários. Aqueles pacientes que apresentam poucos sintomas e que só acordam uma ou duas vezes durante à noite para urinar, geralmente não precisam de tratamento, ou podem precisar apenas de algum medicamento específico, contudo devem ser acompanhados por um médico com as dosagens periódicas do PSA. 

Nos casos mais avançados, uma das opções é a cirurgia que é feita por meio da uretra que tem o objetivo de facilitar a passagem da urina. Algumas mudanças nos hábitos de vida podem auxiliar aliviando os sintomas causados, como: praticar técnicas de relaxamento contra o estresse, criar o hábito de esvaziar completamente a bexiga, esperar um momento e tentar novamente, só ir ao banheiro quando tiver com mais vontade, reduzir o consumo de cafeína e álcool, evitar tomar muito líquido próximo à hora de dormir, assim como praticar exercícios físicos regulares. É importante lembrar que muitos homens podem sofrer de HBP e não apresentarem nenhum sintoma, por isso, deve-se consultar um médico se perceber qualquer mudança ou surgir qualquer sintoma.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário