segunda-feira, 1 de abril de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

POR QUE MEU CABELO CAI TANTO?


A perda de cabelo é algo muito comum e normalmente afeta milhões de pessoas em todo o mundo, tanto homens, quanto mulheres. Nem sempre isso é sinal de alarme, pois acontece naturalmente em algumas épocas do ano (outono e inverno) devido à raiz do cabelo estar menos irrigada por sangue e nutrientes, levando à queda. Já em épocas mais quentes, a queda diminui. 

Há casos também de pessoas que usam com frequência produtos de alisamento para o cabelo, usam bastante chapinha, fazem penteados, tudo isso pode levar a uma perda mais acentuada dos fios. Nas situações pós tratamento de saúde, como é o caso da quimioterapia, é comum a perda de cabelo. 

É importante lembrar que existe uma diferença entre queda de cabelo e calvície; na maioria das vezes, os homens são mais atingidos pela calvície ou alopécia androgenética. A calvície consiste em uma falta de cabelos na cabeça. À medida que vamos envelhecendo, os fios de cabelo se tornam mais fininhos e propensos à queda; entretanto, existem pessoas que têm uma perda de cabelos mais acentuada, isso pode ser sinal de um problema de saúde mais grave. 

A queda de cabelo é bem mais comum nas mulheres. Quando tem origem patológica pode ser devido à deficiência de ferro, distúrbios da tireoide, amamentação, doenças autoimunes, dentre outras causas. As mudanças hormonais e no metabolismo podem provocar uma queda dos fios temporária; mudanças essas que podem ocorrer no período da gestação ou no parto, assim como pelo uso de pílulas anticoncepcionais e durante a menopausa. 

Alguns medicamentos também podem levar à perda dos fios (remédios usados na quimioterapia, para depressão, artrite, hipertensão e problemas cardíacos, por exemplo). Entre os homens, como falado anteriormente, a causa mais comum da queda de cabelo e da calvície é a hereditariedade. As pessoas podem herdar esse problema dos pais, pois os hormônios sexuais podem provocar a miniaturização dos fios. Normalmente o problema se inicia na puberdade e vai se agravando com o passar dos anos. 

No geral, tanto em homens como em mulheres, as causas mais comuns para a perda dos fios do cabelo são excesso de estresse, excesso de vitaminas A e B, alterações hormonais, gravidez, anemia, uso de determinados medicamentos e distúrbios da tireoide. O tratamento para queda de cabelo depende da causa do problema. Caso a queda seja por uma causa temporária, muito provavelmente o cabelo voltará a crescer. Quando a queda de cabelo é por fatores genéticos, pode ser tratada com medicamentos ou por meio de transplante de cabelo. 

Também existem como opções as perucas e os apliques. É de suma importância também que a nossa alimentação contenha os nutrientes necessários para o nosso organismo, pois a queda de cabelo pode surgir devido a uma dieta muito restritiva, pobre em calorias e em proteínas. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário