domingo, 2 de maio de 2021


A IMPORTANTE DA VIDA CRISTÃ

Uma vida nas pegadas de Jesus, mesmo sem exprimir palavras ou fazer alarde, é uma vida de observância aos requisitos indispensáveis à caminhada cristã, cooperando com os filhos de Deus, gerados segundo a fé comum que foi dada aos santos, e lhes trazer à memória, alguns itens indispensáveis à vida dos escolhidos:

1. Vigilância. Sê vigilante é uma recomendação da Palavra de Deus. É importante conferir em I Coríntios 16.13: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos”.

2. Coragem. Os que servem ao Senhor devem empreender esforços, confiar no Senhor e corajosamente seguir o “caminho”. Devem ler os capítulos 25 e 26 dos Atos dos apóstolos e Gálatas 2.11-14; fará muito bem.

3. Dignidade. A dignidade comportamental exprime o caráter cristão. Como ser digno dando exemplos comprometedores à vida cristã? Ao contrário de dignidade, seria dose dupla de hipocrisia, tão comum hoje em dia, à vida de alguns; infelizmente!

4. Discrição. A prudência é um facilitador da discrição, principalmente, no que tange à vida cristã, seja ministro de Cristo ou não. Em Romanos 1.6 tem-se a forma de adicionar a discrição à conduta: “[...] sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo”, ou seja, ter uma conduta adequada à vida com Deus.

5. Humildade. Diga não à arrogância! Lendo Provérbios 15.33, entendemos por que devemos empunhar a bandeira da humildade em nossas atitudes: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade”.

6. Asseio. É inconcebível um cristão andar com má aparência nesse aspecto, por mais simples que viva; isto inclui, não só no andar, mas também, no falar. Tiago dá uma lição para essa prática: “[...] mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação” (Tiago 5.12b). Fora as gírias, linguagem impura, termos chulos, pornográficos e imorais. Vê Efésios 5.4.

7. Cortesia. Presume-se que todo cristão seja uma pessoa cortês. No dia a dia, surgem muitas ocasiões para praticá-la, cumprimentando as pessoas e usando termos gentis, como: “Por favor”; “com licença”; “obrigado”; ou outros equivalentes.

O ensino cristão recomenda: “[...] mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (I Timóteo 4.12). Pode até ser difícil, mas, é possível.

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário