sábado, 22 de maio de 2021

MATRIMÔNIO HONRADO

“Venerado seja entre todos, o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgara. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. (Hb. 13.4

Estes princípios foram dados ao casal; por isto, é dos dois, a responsabilidade de cuidar da vida conjugal. Adiante transcrevo três regras, entre tantas outras, que motivarão o amor do esposo pela esposa, e desta para com aquele, de maneira tal, que diante da aparição de crises, salvem o seu próprio casamento; é a sua família!

1ª) – Estude um modo pelo qual seja possível agradar ao parceiro(a), - esposo ou esposa - descobrindo quais são as suas necessidades, procurando satisfazer-lhe os desejos. Essa é uma maneira clara de demonstrar-lhe amor. Quando os cônjuges se respeitam, tratam bem um do outro, e se ajustam aos ensinos da Palavra de Deus, o matrimônio adquire a honra devida e recomendada.

2ª) – Seu cônjuge não merece um tratamento respeitoso? Não! Ainda assim, siga a instrução da Palavra de Deus, e honre-o e será honrado. Se esforce para fortalecer o seu casamento, o seu lar, à sua família. O casal deve conscientizar-se de que: (a) – O marido é cabeça da mulher, atribuição divina que lhe foi concedida por Deus, merecendo afeto e respeito da esposa; (b) – A mulher, por sua vez, é a co-herdeira da graça divina, e digna de receber honra e respeito do seu marido; ela é a autoridade secundária no lar, representante o seu esposo.

3ª) – Este princípio deve ser observado com cuidado pelo casal. Os dois devem evitar quaisquer críticas negativas um contra o outro; nem reprovação secreta, nem viver um relacionamento de aparência, insincero. Quem assim se relaciona, adquire para si, o status de hipócrita.

Os objetivos das crônicas aqui postadas: Proporcionar aos casais que as encontrarem, uma oportunidade de pensar e repensar seu casamento, oferecendo-lhes algumas orientações que, na ausência de um conselheiro matrimonial, poderá lhe ser útil. Façam, pois, bom uso e Deus vos abençoe. 

Lembrem-se: “O grande tempero da vida é a amizade. Transformá-la em uma fonte de alegria é um segredo que poucos descobrem”. (Leslie Parrot) Os princípios acima dados, se administrados com amor e amizade, trarão honras, maturidade e fortalecimento ao relacionamento matrimonial.

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário