segunda-feira, 17 de maio de 2021

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

É POSSÍVEL VIVER SEM VESÍCULA?


A vesícula biliar é um órgão do sistema digestório que armazena a bílis (líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras e absorção de substâncias nutritivas). Diante de sua função, pode sofrer determinados problemas ao longo do tempo, como por exemplo, cálculos (conhecidos como pedras na vesícula).

Cerca de 80% das colecistites agudas (inflamação da vesícula) ocorrem em virtude de obstruções dos canais biliares geralmente ocasionados por cálculos biliares, os quais podem ser constituídos por colesterol ou bilirrubina, mas que também podem decorrer de tumores ou anomalias congênitas dos ductos biliares. 

O acúmulo de bile permite a multiplicação de bactérias, as quais levam à inflamação. Problemas como esse, podem ser prevenidos, operados ou tratados, mas há casos que necessitam da retirada do órgão. É totalmente possível se levar uma vida sem a vesícula, desde que se tome certos cuidados, principalmente com a alimentação; criando hábitos saudáveis.

- Em primeiro lugar, deve-se evitar alimentos ricos em gordura, como frituras, carnes vermelhas, açúcares, produtos industrializados, pois como a bile atua na absorção de gorduras, sem ela, toda a gordura ingerida fica acumulada no organismo;
- Beber bastante água por dia, além de sucos naturais;
- Abandonar bebidas alcoólicas e fumo;
- Além dos hábitos alimentares, é muito importante manter a calma e deixar a ansiedade de lado, pois a ansiedade afeta o estômago e o fígado;

A cirurgia é chamada de colecistectomia, realizada com anestesia geral. Com o progresso da medicina, essa cirurgia se tornou uma prática habitual de recuperação muito rápida.
Portanto, fique atento aos sintomas mais comuns, como dor no quadrante superior direito do abdome (região logo abaixo do peito direito), febre, náuseas e vômitos e, em alguns casos, icterícia (coloração amarelada da pele).

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário