DICA DE SAÚDE DA SEMANA
Sua saúde: picos de pressão arterial é sinal de risco, alertam especialistas
Pressão arterial irregular é um problema que afeta cada vez mais pessoas, mundo afora. Quem sofre deste problema precisa ficar atento e tomar as devidas precauções.
Silenciosa, a hipertensão nem sempre apresenta sintomas, mas afeta entre 20% e 35% da população brasileira, segundo Viviane Belídio, coordenadora do Instituto Nacional de Cardiologia.
"A hipertensão pode ser hereditária ou causada por problemas renais, como hipotireoidismo, sobrepeso, má alimentação e estresse. A pressão alta pode causar problemas como um edema pulmonar, isquemia, derrame ou infarto", explica.
O corpo se acostuma à pressão alta e por isso a doença não apresenta sintomas, mas mesmo quem toma remédios pode passar mal, explica Celso Musa, cardiologista dos hospitais Samaritano e Américas:
Os sintomas da pressão alta só aparecem quando há uma grande oscilação na pressão. Algumas pessoas estão mais sujeitas ao problema. Quem trabalha sob estresse. Acumulado a isso o sobrepeso e talvez a ingestão de uma comida com maior quantidade de sal, que sobrecarrega os vasos sanguíneos, podem ter levado a um pico.
A pressão é medida em milímetros de mercúrio (mmHg), e deve ser de no até 120 mmHg por 80 mmHg, ou, simplificando, “12 por 8”. Se a medição apresenta valores de “14 por 9” sistematicamente, o paciente já pode ser considerado hipertenso.
Consultas médicas e frequente medição são cuidados que devem ser tomados por quem sofre deste problema.
Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino
Nenhum comentário:
Postar um comentário