segunda-feira, 24 de setembro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM SÍNDROME DO ALCOOLISMO FETAL?


A síndrome do alcoolismo fetal (SAF) se dá por um conjunto de sintomas que o feto apresenta proveniente de uma ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas pela mãe durante o período préconcepção e durante a fase gestacional; isso resulta em atrasos no desenvolvimento físico e mental do bebê. 
O grau de acometimento do feto depende da quantidade de álcool ingerida pela mãe, mas também do período gestacional em que houve o consumo. Na maioria das vezes, os bebês nascidos com essa síndrome são pequenos para a idade gestacional e têm algumas características em comum no rosto, como olhos e cabeça pequenos, nariz curto e lábio superior fino. 

Os sintomas apresentados por essas crianças são atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e déficit de crescimento. A SAF é considerada atualmente, a maior causa de déficit intelectual prevenível em todo o mundo. Dentre os fatores de risco associados à síndrome estão idade materna acima de 25 anos, três ou mais gestações anteriores, início precoce da ingestão de álcool, ingestão do álcool no primeiro trimestre da gravidez, histórico de gravidez anterior com parto prematuro ou natimorto e também uma ingestão de bebida alcoólica numa frequência de cinco ou mais doses por vez e 2 ou mais vezes na semana. Além desses fatores, essa síndrome ocorre mais comumente em fetos de mulheres de baixo padrão sócioeconômico e que estão associadas à depressão e consumo de álcool por seu companheiro ou por outros familiares. 

Além das alterações faciais anteriormente citadas, o bebê pode apresentar como sintomas problemas na linguagem, dificuldade de aprendizagem e socialização, QI baixo, distúrbios de comportamento, problemas de memória a curto prazo, dificuldade de coordenação, hiperatividade, déficit de atenção, alterações na audição e na visão, microcefalia, baixo peso ao nascer e baixo ganho de peso, assim como alterações neurológicas como convulsões, alterações renais e cardiopatias congênitas. 

Os sintomas são muitos pois a passagem do álcool pela placenta, assim como o grau de metabolização pelo fígado da mãe podem variar bastante. O diagnóstico dessa síndrome não é tão fácil, já que não pode ser confirmada com exames laboratoriais e existem outros distúrbios comportamentais com características semelhantes. Entretanto, pode ser diagnosticada por um pediatra pela observação dos sintomas e do comportamento da criança. 

Ademais, o médico também leva em consideração a história materna de uso de álcool. Essa síndrome não apresenta cura, pois as lesões que acometem o sistema nervoso central são permanentes, contudo há tratamento, que pode incluir medicações para os sintomas, terapia comportamental, fisioterapia ou até mesmo cirurgia para minimizar ou tratar determinados problemas associados, como cardiopatias. Um diagnóstico precoce e um acompanhamento especializado auxiliam bastante na melhora da qualidade de vida. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário