segunda-feira, 17 de setembro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

SAIBA UM POUCO SOBRE O MARCA-PASSO


O marca-passo cardíaco consiste em um aparelho pequeno, uma espécie de microcomputador, o qual contém uma bateria integrada que pode durar cerca de dez anos. É inserido cirurgicamente próximo ao coração ou abaixo da mama e serve para regularizar os batimentos cardíacos quando estão comprometidos por alguma razão. 

Ele é capaz de identificar a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos e cabos que mantém o ritmo cardíaco em uma frequência mínima, evitando assim que os batimentos fiquem mais lentos que o necessário. Esse aparelho faz a monitoragem cardíaca de forma contínua, identificando os batimentos irregulares e assim, mandando um estímulo elétrico para corrigir o problema. 

A utilização do marca-passo pode ser provisória, são os casos em que é colocado apenas por um período de tempo como tratamento de alguma alteração cardíaca provocada por exemplo, por overdose de algum medicamento; entretanto pode ser definitiva quando utilizado para controle de problemas a longo prazo, no caso de doenças específicas. Os pacientes portadores de marca-passo têm uma vida normal, apenas devem evitar grandes esforços nos primeiros três meses após a cirurgia. Um ponto importante é que esse paciente deve sempre comunicar que utiliza o aparelho no caso de frequentar academia, ir ao banco, ir à consultas médicas, fazer fisioterapia ou realizar algum exame de imagem, pelo fato desse aparelho sofrer interferências quando está próximo à determinadas máquinas, o que pode desconfigurá-lo.

O marca-passo geralmente é indicado para os indivíduos que possuem uma frequência cardíaca muito baixa (geralmente menor que 40 batimentos por minuto) ou que possuem pausas nos batimentos (falhas cardíacas). Também serve para quem apresenta algum bloqueio elétrico no coração. Há exceção no caso dos atletas treinados que podem apresentar pequenas falhas ou uma baixa frequência cardíaca devido ao treinamento; que normalmente desaparecem durante o esforço, sem haver a necessidade de utilizar o marca-passo. 

Essas são alterações fisiológicas de adaptação. A cirurgia para colocação do aparelho é realizada no centro cirúrgico ou na sala de hemodinâmica de um hospital. É utilizada a anestesia geral ou a sedação e analgesia. Consiste em um procedimento simples e rápido que dura cerca de duas horas. Uma pequena incisão (corte) é feita no peito para inserção do aparelho. O paciente pode receber alta no mesmo dia ou por volta de dois dias depois, mas isso dependerá do paciente e da indicação médica. 

Mesmo se tratando de um procedimento simples, o paciente deve ter repouso no primeiro mês e consultar de forma regular o cardiologista. Também é importante evitar pancadas no aparelho e movimentos bruscos que envolvam o membro do lado em que o aparelho foi inserido. Deve-se manter uma certa distância do micro-ondas ligado (cerca de 2 metros) e deve-se evitar usar o celular do mesmo lado em que está o marca-passo.

 Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário