segunda-feira, 10 de setembro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É TROMBOFLEBITE?


A tromboflebite consiste na inflamação e consequente fechamento parcial de uma veia que é provocado pela presença de um coágulo sanguíneo, também conhecido como trombo. Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer veia do corpo, contudo ocorre mais comumente nos membros inferiores e em casos bem raros pode atingir as veias dos membros superiores ou do pescoço. 

Outra área que pode ser afetada é o pênis, pois a ereção pode provocar traumatismos nos vasos sanguíneos e alterações de circulação. Quando isso ocorre, é chamado de tromboflebite da veia dorsal superficial do pênis. A tromboflebite normalmente é resultado de alterações na coagulação do sangue, que provoca defeito na circulação. Ela se dá pela formação de um coágulo sanguíneo que provoca a inflamação do vaso e esse coágulo pode sugir devido a vários fatores que prejudicam a circulação do sangue, como lesões presentes em artérias e veias provenientes de punções venosas, distúrbios de coagulação, presença de varizes, imobilidade por longos períodos (viagens longas ou internação hospitalar, por exemplo) e até mesmo a gravidez (condição que leva à alterações na circulação do sangue). 

 Quando os coágulos são formados em veias superficiais, mais próximas à pele, é chamada de tromboflebite superficial; normalmente traz menos riscos e o paciente responde bem à terapia. Entretanto quando o coágulo afeta veias mais profundas é chamada de tromboflebite profunda ou mais conhecida como trombose venosa profunda (TVP), um problema grave de saúde, considerado urgência, pois é importante evitar que o trombo formado se desloque para um outro local, obstruindo a passagem do sangue e assim, provoque sérias complicações como a embolia pulmonar. 

Os sintomas da tromboflebite superficial geralmente são inchaço e vermelhidão no local afetado, além de calor, dor e sensibilidade. No caso da trombose venosa profunda, ocorre inchaço e dor, além da sensação de peso no membro afetado. Para confirmação do dianóstico, é preciso uma avaliação clínica e a realização de um doppler dos vasos que demonstra a presença do coágulo e também da interrupção do fluxo sanguíneo.

A tromboflebite tem cura sim. O tratamento deve ser orientado pelo médico, o que inclui medidas que minimizem a inflamação do vaso, como o uso de compressas com água morna, além do uso de medicamentos anti-inflamatórios e até mesmo de anticoagulantes que dissolvam o coágulo formado. Para prevenir esse mal, é importante adotar um estilo de vida com bons hábitos. Deve-se evitar permanecer parado por muito tempo, mesmo após um procedimento cirúrgico, é importante fazer leves caminhadas nos corredores do hospital, de acordo com a liberação do médico. É de suma importância abandonar o sedentarismo e cuidar da saúde por meio de consultas médicas regulares.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário