domingo, 24 de setembro de 2023

 Ainda não…Espera!

Eu tenho um vaso de trevo roxo em casa. Ele é uma flor que hiberna em determinadas épocas, além de no decorrer do dia se abrir ou fechar mais dependendo da incidência do sol. Quero focar com vocês justamente nesse período em que o trevo fica em silêncio.

Escrevendo o último texto do blog, sobre enterrar e plantar, eu pensei muito nessa flor e gostaria de falar sobre os detalhes no cuidado dela.

Processos

“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Salmos 1:3

Eu comentei com vocês sobre a importância de entender a hora certa de enterrar e plantar, a diferença entre essas duas ações. Mas sabe qual a semelhança entre elas? Ambas acontecem no escuro e no silêncio.

Quando o trevo chega na época de “hibernação” não podemos regar ou colocá-lo no sol. Ele precisa ficar recluso, como se não houvesse nada dentro do vaso. É o momento no qual realmente precisamos esquecê-lo e, quando ele volta a crescer, nós voltamos a cuidar dele para ele renascer ainda mais belo.


Muitas vezes Deus vai pedir para você colocar algo na terra e você vai pensar que está enterrando, mas talvez isso faça parte da semeadura. O Senhor tem sempre 3 respostas: o “Sim”, o “Não” e o “AINDA não”. No “Sim” Ele nos guia a regar e cuidar da semente agora para que ela cresça. O “Não” é o chamado do Pai para que você enterre e não semeie mais aquilo. Mas o “AINDA não” te chama a enterrar agora e, somente depois de Deus te preparar e preparar a semente, você receberá novamente o vaso para voltar a regar.

Em um momento melhor, com um solo mais fértil e uma semente e jardineiro preparados para aquilo.

Permita-se ser preparado


“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”

Salmos 90:12

Eu já tive tantos sonhos. Em alguns deles eu ouvi claramente o Senhor dizendo “Sim”, me guiando a trabalhar e fazendo as coisas acontecerem. Em outros eu ouvi o Pai dizendo “Não!”. Nesses casos, precisei abrir mão e enterrar para dar espaço para outras coisas ainda melhores nascerem. Em algumas situações precisei enterrar determinadas coisas, mesmo sofrendo com aquilo e, após um período, tendo até mesmo esquecido aquele sonho, Deus me colocou novamente o vaso em minhas mãos. O que parecia um “Não”, era só o Pai dizendo “Espera, semeie outras coisas agora, essa semente precisa hibernar para ser preparada”.


Por vezes nós sofremos pensando que Deus está tirando tudo de nós de forma permanente. Algumas dessas coisas das quais você precisou se despedir, realmente não voltarão e foram parte apenas de um ciclo passado. Outras estavam presente em ciclos antigos, foram embora para que outras partes da sua vida fossem trabalhadas, mas logo voltarão no momento certo e do jeito certo.

Talvez se Deus não tirasse isso de você agora, você teria conquistado apenas por um momento. Mas Ele entrega promessas permanentes, que duram para sempre de forma forte e saudável.


Obediência

“Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre.”

Filemom 1:15


Nós vemos um exemplo disso na história de Jacó. Em Gênesis 29 Deus diz que Jacó trabalhou ao todo 14 anos para poder se casar com Raquel. Ela foi tirada de Jacó, ele passou por tudo que precisava passar e, no momento certo, Jacó a recebeu de volta.

Eu não estou te falando isso para que você se encha de falsas esperanças em alguns assuntos da sua vida. Estou te lembrando dessa história para que você apenas confie em Deus.

Você pode até perguntar: “Mas como eu vou saber se vou receber de volta o que estou enterrando?”. É aqui que está o X da questão: Você não precisa saber, você precisa OBEDECER! De qualquer forma Ele fará infinitamente mais do que você espera.

Se Deus mandou trabalhar, trabalhe. Plante, regue, foque naquilo, viva pela promessa. Se Ele te pediu para enterrar, tome essa ação agora, confie sem perguntar o que vai acontecer com aquilo depois. Muitas vezes não temos respostas porque não seríamos capazes de compreendê-las.

Não troque a ordem da fé. Não é necessário ver para crer, mas sim crer para ver. A única coisa que precisamos fazer frente à palavra de Deus é vê-la como ordem e confiar. O Senhor não nos deve explicações e revelações sobre o futuro. Obedeça e siga-O por Quem Ele é, sem questionar aonde aquilo te levará.

Rapha Abreu é estudante de produção cultural, cantora, escritora e produtora de conteúdo para o Mente Renovada e Bíblia JFA.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário