sábado, 16 de setembro de 2023

ENSINANDO A ORAR 

Pareceu bem aos discípulos de Jesus aprender a orar; então, pediram ao Mestre divino que lhes ensinasse. E Jesus incluiu em seu sermão, a mais extraordinária forma de orar ao Pai celestial, apontando-lhe sete aspectos que abrangeria tudo na vida, com eficiência. 

Jesus passou a ensinar o que seria a Constituição da Igreja, a Carta Magna da cristandade, como registrada no evangelho segundo escreveu Mateus 5, 6 e 7, em destaque neste ato, a Oração do Pai Nosso, com os detalhes seguintes:

 “Pai nosso que estás no céu” (v-9). O Mestre revelava como ter as nossas necessidades supridas. Nosso Pai nos faz alcançar a sua benevolência.

 “Sanificado seja o Teu nome” (v-9). A seus pés ficamos nós, ato em lhe apresentamos humildemente, a nossa presença, como redimidos pelo sangue de Jesus. Eis como devemos entrar à presença do Senhor: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, no vosso culto racional” (Romanos 12.1).

 “Venha o Teu Reino” (v-10). Jesus declara ser a sua vontade, priorizarmos este pedido. Isto deve ser ensinado no mundo inteiro. 

 “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” (v-11). A provisão de sempre, a partir de hoje. Entendemos como prioridade diária nas nossas necessidades, sermos alimentados por Deus; manter a nossa comunhão com Jesus, é uma forma de recebermos Seu alimentado através da Palavra.

 “Perdoa-nos as nossas dívidas” (v-12). Aqui Jesus apresenta um parâmetro singular: “Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, ensinando que é necessário amar para poder perdoar. Tanto quanto nós precisamos do seu perdão, em face das nossas ofensas, aquele que nos ofende também, precisa do nosso.

 “Não nos deixes cair em tentação” (V-13). A palavra nos ensina manter a armadura de Deus sobre nós (Efésios 6.13-20). “Cristo em nós” é uma barreira de proteção contra os ataques satânicos.

 “Porque Teu é o Reino, o poder, e a glória” (v-13-b). Jesus nos apresenta sua parceria no nosso dia a dia. Nesta oração Jesus afirma que o Pai compartilha Seu Reino, e Sua glória conosco. Não é maravilhoso?

Aqui está um perfeito ensino do Senhor Jesus para os seus seguidores. Aprendê-los e pô-los em prática é preciso, sem adulterar nada, nada lhe acrescentando ou diminuindo. Regozijemo-nos, pois, no Senhor com gratidão. Amém!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário