quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

 Você tem sido discípulo ou multidão?

Nas histórias de Jesus nós vemos diversos milagres acontecendo por onde Ele passava.

Mas o que mais me chama atenção neles é onde estava o foco de cada personagem diante de tudo o que acontecia. Podemos comparar ao nosso foco em situações nos dias de hoje.

A multidão busca o milagre

“E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos”

Lucas 6:19

A multidão seguia Jesus por suas obras, muitas vezes almejando o que Ele poderia oferecer, e não por Quem Ele era. Depois das curas e milagres era possível ver pessoas O adorando com maior veemência.

Isso sempre me leva a pensar que eu também muitas vezes sou a multidão. Que pede, suplica e espera um milagre, mas que tem só isso como objetivo. Nós procuramos Deus muitas vezes pelo que Ele pode fazer por nós, e esquecemos de buscá-Lo apenas pelo fato de que Ele é Deus, o nosso Pai.

O Mestre para a multidão era por diversas vezes um atrativo.

O discípulo busca Jesus

“Muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: ‘Vocês também não querem ir?’. Simão Pedro lhe respondeu: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna”.

João 6:66-68

Os discípulos que entregaram sua vida para Jesus, diferente da multidão, deixaram tudo para trás por Ele. Ou seja, enquanto a multidão busca milagres, o discípulo busca Jesus.

Os apóstolos buscavam os ensinamentos do Filho para que fossem preenchidos pelo Pai, não porque aquele preenchimento traria milagres para Eles. Devemos seguir a Jesus dessa forma, com Ele sendo o fim, não o meio para chegar a algo.

Em diversas histórias da bíblia vemos que Jesus se afastava da multidão para ter um tempo separado ensinando seus discípulos. Como podemos ver em João 6:2-3“E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos“.

A missão do Filho era pregar o Evangelho e morrer em favor disso. Já a dos discípulos era aprender com o mestre para que pudessem dar continuidade ao que Ele havia começado. Mas a multidão muitas vezes ia até Cristo com a intenção errada.

O coração faminto cala a multidão

“Então clamou, dizendo: ‘Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim’. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse. Mas ele clamava ainda mais…”

Lucas 18:38,39

A aglomeração tentava calar aqueles que clamavam por Jesus. A multidão também atrapalhava a visão dos que buscavam o Pai, como está em Lucas 19, pois estavam preocupados em ter uma boa visão da atração que Jesus era para eles.

Não estou generalizando. Haviam também pessoas na multidão que realmente procuravam Jesus, procuravam suas mãos e sua graça pelo fato de que Ele era Deus. E são justamente essas pessoas que depois são conhecidas nas histórias como as que conseguiram se aproximar de Jesus.

Como o próprio homem que clamava em Lucas 18, Jesus o ouviu em meio ao aglomerado de pessoas e o trouxe para perto, pois percebeu o coração daquele homem suplicando, não sua voz como a de todas as demais pessoas reunidas em sua volta.


Me procurarão e me acharão

“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”.

Salmos 34:18

Por mais que a multidão por vezes atrapalhasse ou tentasse impedir o agir do Senhor, isso não afastava d’Ele os discípulos e as pessoas de coração entregue. Quem realmente quer o Pai, sempre O alcança. Ele mesmo disse em Jeremias 29:14: “Eu me deixarei ser encontrado por vocês”.

Não seja como a multidão, que está tão próxima de Jesus mas que não O toca, pois não O procuram de alma entregue. Mesmo que situações tentem te calar, mesmo que sentimentos pareçam muralhas entre você e o Senhor, clame ainda mais alto, chame por Ele de coração.

A promessa através de uma busca em espírito e em verdade, com todo o coração, é que O procuraremos e o acharemos.


Fonte: https://bibliajfa.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário