terça-feira, 11 de outubro de 2022

 Você tem em si a cultura da adoração?

 “Devemos criar uma cultura de adoração”.

Hoje quero falar sobre essa frase. Não sei se vocês também, mas eu já ouvi muito. Quero compartilhar a minha visão sobre ela. 

Cultura de cuidar

Primeiro vamos entender os significados de cultura. Existem diversos, como cultivo, desenvolvimento, relacionamento, expressões…

O que mais ouvimos falar é o da cultura como sendo a arte material ou imaterial que existe em uma sociedade. Cultura é aquilo que molda quem somos e diz respeito ao lugar de onde viemos. São as características de um povo. 

Os romanos trouxeram um outro significado, ainda mais profundo, à essa palavra. Um significado considerado nas discussões até hoje: Cuidado. Cultura, para eles, era plenamente o ato de cuidar. Cuidar de uma plantação, de uma dança, de uma pintura, de uma construção…No assunto de hoje: CUIDAR DA ADORAÇÃO.

Desde quando o Senhor separou Seu povo, como descrito a partir do capítulo 25 do livro de Êxodo, Ele deu instruções detalhadas a respeito do local e de como as ofertas de adoração deveriam ser prestadas. Havia todo um zelo, ritual e cuidado em relação a isso. Hoje a partir de Cristo, nós edificamos um novo templo espiritual e passamos todos a ser sacerdotes. Podemos em todo o tempo permanecer em constante adoração. Não existe mais a necessidade de um ritual de purificação para entregarmos nossas ofertas, porém o zelo e o cuidado pela adoração passa a ser de todos nós.

Cultura de compartilhar

Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio. Ensina o justo e ele aumentará em entendimento. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”

Provérbios 9:9,10

A adoração envolve profundo respeito e reconhece o valor daquilo ao qual adora. Cuidar dessa reverência para que ela seja constante e completa, é um trabalho muitas vezes difícil diante do mundo em que vivemos, mas cá entre nós… não nos faltam motivos para fazê-lo, e mais do que praticar, passar também para outras pessoas.

Quando pensamos na cultura de um povo, sabemos que ela foi baseada em algo mais antigo, que veio de nossos bisavós e outros antepassados. A cultura da adoração também precisa ser assim, devemos tratar como um costume importante em nossas vidas e compartilhá-la com outras pessoas ao nosso redor para que também possam cultivá-la.

Afinal, mais do que ser algo de nossos antepassados, a adoração é algo que diz respeito a toda a eternidade. Desde o princípio os anjos adoravam, a criação em tudo reconhecia a grandeza de Seu Criador e quando habitarmos com Cristo continuaremos adorando. Por isso, estude sobre adoração, viva a adoração e ensine as pessoas próximas de você.

Cultura de ser agente de transformação

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado. Sede fervorosos no espírito…”

Romanos 12:10,11

A cultura em si pode ser retida só para você, baseada em seu modo de viver e nas coisas que você está habituado a fazer. Mas, o modo como fazemos muitas vezes vem do costume no qual fomos criados e ensinados.

Muito do nosso desenvolvimento hoje anda colado com as culturas que se formaram entre as pessoas ao decorrer dos anos, que foram passadas de geração em geração visando um cuidado e uma proximidade com os descendentes.

O fato de você não reter algo apenas para si mesmo, mostra um zelo com os outros ao seu redor. Mostrar como Deus muda sua vida e como levar consigo uma cultura de adoração transforma vidas, famílias e sonhos, é cuidar de nossos irmãos.

Cultura de transbordar

“A água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 4:14

Oro para que você viva o melhor de Deus e que sua vida seja lavada com essa presença. Mas também oro para que tudo que você vive de bom, transborde, atingindo outras pessoas.

Fale sobre o que Ele já fez e tem feito em sua vida, seja testemunha. Todos precisam ouvir sobre Deus. Nós nunca sabemos quem está verdadeiramente esperando por uma palavra. Por isso, sempre vale a pena falar! Além disso, quando levamos uma vida de adoração, podemos ser mais sensíveis ao Espírito Santo para que Ele para que sejamos usados em amor.

Já pensou que começar essa cultura de adoração onde você vive pode nascer de você? Já pensou que Deus pode usar você para curar pessoas? Já parou para entender que pode ser através da sua voz, que o cuidado de Deus alcançará outras pessoas?

Um outro significado de cultura é ação. Levante, faça, fale, adore, testemunhe. Aja!!!

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário