domingo, 12 de dezembro de 2021

 ONISCIÊNCIA! FICÇÃO?

Eram decorridos os primeiros minutos das quatro horas (a. m.) deste dia, quando, ao terminar minha devoção, que consistiu em oração e adoração ao Deus Vivo e Verdadeiro, leitura da Sua santa Palavra, e parte de dois livros coadjuvantes. Então, recorri ao Dicionário de Filosofia, de autoria de Mário Bunge, publicado pela editora Perspectiva, para ter a sua definição sobre a palavra onisciência, e constatei que há uma bifurcação:


“ONISCIÊNCIA - Conhecimento completo e perfeito de todas as coisas. Uma ficção teológica de certos deuses”.

Apresei-me em escrever este artigo, para proporcionar ao leitor, confrontar essa definição, no tocante à segunda parte, à luz da santa e inerrante Palavra de Deus. O texto adiante transcrito revela a Onisciência, Onipresença e Onipotência do Deus Verdadeiro:

“Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tu conheces. [...] Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas as trevas e a luz são para ti a mesma coisa” (Salmo 139 1-12).

Portanto, ao Deus, Criador do universo, se encaixa a primeira definição, sim! Ele é a Verdade. A segunda parte poderá dizer muito a respeito de deuses mitológicos, deuses que em si nada são, senão, simulacros mudos, fruto da imaginação do homem, como dizem os Profetas e Apóstolos do Senhor, não sobre o Deus Todo-Poderoso. 

Ora, o escritor mencionado é um cientista e merece respeito, porém, a definição dada poderia confundir às pessoas, levando-as a incluir o Senhor Jeová-El-Shadday no mesmo nível daqueles; pois, Só o Senhor é Deus; está bem definido na primeira parte, repito. Conheçamos, pois, e prossigamos em conhecer o Senhor!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário