terça-feira, 28 de dezembro de 2021

A UNIÃO DO CRENTE COM CRISTO, ILUSTRADA 

A reflexão anterior discorreu sobre a união do salvo com o seu Salvador, na perspectiva da sua conversão e regeneração. Escrevo esta, para viabilizar aos cristãos conhecerem A união do crente com Cristo através dos cinco aspectos registrados nas Escrituras. Nossa sugestão é que as referências bíblicas sejam lidas: 

Nossa união com Cristo está ilustrada:
 Na relação existente entre o edifício e o seu construtor (Efésios 2.19-21).
 Na relação existente entre o marido e a mulher (Efésios 5.20-22).
 Na relação existente entre a videira e as varas (João 15.1-2).
 Na relação existente entre os membros e a cabeça do corpo (I Coríntios 6.15, 19).
 Na relação existente entre a raça, e a origem de sua vida em Adão (Romanos 5.12, 21).
Lendo as afirmações e examinando-as com cuidado, será possível obtermos as valiosas lições constantes da lista abaixo:


1ª)- Que Cristo reside no crente: “Naquele dia conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós” (João 14.20, combinado com Romanos 8.9-10).
2ª)- Que o crente está em Cristo: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus [...]” (Romanos 8.1, combinado com João 14.20, II Coríntios 5.7 e Efésios 1.4).
3ª)- Que o Pai e o Filho residente no crente: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14.23).
4ª)- Que o crente tem vida, pois a recebeu de Cristo: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim” (João 6.57).
5ª)- Que todos os crentes são um em Cristo: “Para que todos eles sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim e eu em ti [...] para que eles sejam um como nós [...]” (João 17.21-23).
6ª)- Que o crente é feito participante da natureza divina, segundo as promessas de Deus: “Para que por elas fiqueis participantes da natureza divina” (II Pedro 1.4). Observemos que o apóstolo não está ensinando que a essência da nossa humanidade se transforma em essência divina.
7ª)- Que o crente possui um espírito com Cristo: “Mas o que se une com o Senhor é um mesmo espírito com Ele” (I Coríntios 6.17). A Palavra diz; quem a contestará?



Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário