terça-feira, 6 de abril de 2021


AÇÕES HARMONIOSAS DA TRINDADE DIVINA

A harmonia nas ações da Santíssima Trindade é constatada na palavra de Deus. Um dos nomes que qualificam Deus como Trindade é Elohim. Deus, o Pai, é o Criador de todas as coisas, e na criação do homem convocou o Filho e o Espírito Santo, dizendo: “Façamos o homem, conforme a nossa imagem e semelhança” (Gênesis 1.26).

Falar sobre as ações dos Três Pessoas na obra da redenção, podemos cometer omissões. Para não incorrer nessa possibilidade, ouso postar alguns textos, com o fito de proporcionar ao leitor conhecimentos que enriquecem a vida espiritual.

João Batista testemunhou de Jesus, dizendo: “Aquele que vem de cima é sobre todos e aquele que é vem da terra é fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. E aquilo que Ele viu e ouviu, isso testifica; [...]. Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro. Porque aquele Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida” (João 3.31-34).

O Pai “enviou Seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Dele deu testemunho: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o” (Mateus 17.5).

O Filho ensinou: “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade Dele (do Pai), pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (João 7.16-17), e esclarece: “Eu e o Pai somos um” (João 10.30). Respondendo a uma interrogação, disse: “Não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim mesmo, é quem faz as obras” (João 14.10).

Subindo pra céu, o Filho roga ao Pai que envie outro Consolador: “O Espírito da verdade, que o mundo não o pode receber, porque não o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”, e acrescentou: “Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito” (João 14. 16-17 e 26).

A igreja está sendo preparada para morar no céu. Quem fez a promessa é fiel. Amém!


Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário