segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ TEM RUGAS?


As rugas, nada mais são do que linhas e depressões que vão se formando na pele ao longo do processo de envelhecimento. Essas dobras surgem com o tempo devido à força da musculatura e dos movimentos (expressões faciais). Associadas aos efeitos dos raios de sol, as dobras tornan-se profundas e definitivas, aparecendo com maior frequência em áreas como face, pescoço, mãos e braços. 

Com o processo de envelhecimento, além das rugas, pode haver alteração na cor da pele do rosto e o aparecimento de pequenos tumores benignos, como queratoses, melanoses e nevos; como também o aumento do número de vasos sanguíneos. Um autor chamado Glogau, classificou as rugas e o processo de envelhecimento em uma escala; são quatro tipos: tipo 1: sem rugas; tipo 2: rugas dinâmicas, que se formam com a expressão facial; tipo 3: rugas de repouso e tipo 4: quando existem rugas em todo o rosto, independente da expressão facial. 

Não há forma de evitarmos o aparecimento das rugas, pois fazem parte do processo natural senil, além de serem influenciadas por fatores externos; entretanto esses fatores externos podem acelerar o aparecimento delas. O sol e demais fatores, com o tempo provocam rupturas nas fibras profundas da pele, principalmente do colágeno. Além do envelhecimento natural, diminuímos a formação do colágeno ao longo do tempo. Diante disso, percebemos que as rugas são inevitáveis e o maior risco para seu surgimento é o envelhecimento. 

Contudo, alguns hábitos podem trazê-las mais precocemente, como: tabagismo, exposição à poluição, beber pouca água, excesso de exposição solar, consumo de acúcares e gorduras, sedentarismo e o pouco uso de hidratantes. As rugas não são uma doença. A procura por um profissional deve ocorrer quando o paciente sente o desejo de protelar o seu aparecimento ou de tratá-las. Isso é uma modalidade de tratamento estético. 

O diagnóstico é dado apenas pela avaliação clínica. As opções de tratamento são amplas: cremes anti-rugas, uso de toxina botulínica (botox), laser, ácido retinoico, peeling de diamante, peeeling de cristal, preenchimento facial com ácido hialurônico, eletrolifting e até mesmo ginástica facial. 

Apesar de não termos como evitar o aparecimento das rugas, podemos adiar ou prevenir o envelhecimento precoce com alguns hábitos: parar de fumar, hidratar a pele diariamente, usar protetor solar com FPS igual ou maior que 30, beber bastante água e ter uma alimentação saudável, rica em alimentos de origem vegetal e coloridos, com pouco consumo de gorduras saturadas e açúcares. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino





Nenhum comentário:

Postar um comentário