quinta-feira, 18 de julho de 2019


O INDESEJÁVEL E INEXPUGNÁVEL 

É possível haver algo indesejável, e ao mesmo tempo inexpugnável? Alguma coisa que não se deseje, ao tempo em que não se pode livrar de suas amarras? Sim, por certo. Embora, ignorada por muitos, estão sempre presentes em todas as pessoas; delas não se pode livrar com as próprias forças. O termo inexpugnável o diz: “Que não se pode vencer com razões, promessas ou ameaças”. Estamos falando do pecado. 

Conheçamos algumas definições deste trissílabo que tantos prejuízos impõem às suas vítimas: 

1. Pecado é um termo das relações do homem para com Deus, que ama o pecador, mas aborrece o pecado, o inexpugnável. 
Apesar de indesejável, quem dele se livra? “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3.23). Isto o torna inexpugnável; ninguém se livra dos seus ardis por suas próprias forças. Só há um poder que o expugna: O Sangue de Jesus. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele - Jesus - é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9).

2. Pecado é qualquer falta transgressora à lei de Deus, à qualquer transgressão dessa lei: “A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus”; esta pode livrar da lei do pecado e da morte (Romanos 8.1).

3. Pecado é uma transgressão praticada à medida que se ultrapassa os limites da permissão divina. Diz a Bíblia: “Toda transgressão é pecado”. Todavia, o pecado nem sempre é transgressão.
Para classificar a transgressão como pecado é necessário que haja uma lei; uma vez ultrapassados os seus limites, tem-se a transgressão.

Eis “A lei do espírito de vida, para livrar da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.1) Muitos a rejeitam sem sequer saber por que Deus lhes deu, desconhecendo o perigo a que se expõe: “Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados” (Romanos 2.12-13).

Deseja ser livre deste inexpugnável? Jesus é a solução: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis como ouro ou prata, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver [...] mas com o preciso sangue de Cristo” (I Pedro 1.28-19). Ele diz: “Vinde a mim, eu vos aliviarei”.


Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário