segunda-feira, 29 de julho de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA


O QUE É MENOPAUSA?





A menopausa significa o período fisiológico da última menstruação, o que ocorre durante o climatério, que é o período de transição entre a fase reprodutiva e a fase não reprodutiva da mulher. Durante o climatério, ocorre uma diminuição das funções ovarianas; isso faz com que os ciclos menstruais fiquem irregulares até cessarem. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona. Não há idade exata para a ocorrência da menopausa, ela varia de mulher para mulher; mas ocorre em média, aos 50 anos de idade; já o climatério pode iniciar por volta dos 40 anos, podendo se estender até 65 anos de idade.

Durante esse período, a mulher pode sentir ondas de calor intenso, assim como transpiração, palpitações, tonturas, sono prejudicado, irritabilidade, diminuição da libido, diminuição na lubrificação da mucosa vaginal, desconforto durante as relações sexuais, redução do tamanho das mamas, diminuição da elasticidade da pele, aumento da gordura circulante no sangue, maior porosidade óssea, deixando os ossos mais frágeis. Algumas medidas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças, como a osteoporose, o câncer de mama, dentre outras:


- Beber bastante água;
- Praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer os músculos;
- Usar roupas leves e procurar sempre ambientes frescos e ventilados;
- Evitar fumo, álcool e outras drogas;
- Fazer refeições leves e de forma frequente;
-Tomar banho de sol.


Existem alguns medicamentos usados para o tratamento dos sintomas; mas somente o médico pode dizer qual o mais indicado para cada caso, assim como a dosagem correta e a duração do tratamento. O ideal é seguir sempre à risca as orientações do médico e nunca se automedicar. Não se deve interromper o uso do medicamento sem consultar o médico antes. É importante lembrar que o climatério e a menopausa não são doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres, assim como, nem todas apresentam os mesmos sintomas durante esse período.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário