segunda-feira, 1 de julho de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É ESPIROMETRIA?


Também conhecido como teste de sopro, esse exame avalia os fluxos e os volumes que entram e saem dos pulmões; tem a finalidade de medir a função pulmonar e identificar doenças respiratórias como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma e alergias respiratórias. Ele identifica a quantidade de ar soprado e qual a velocidade. 

Com alguns cálculos, indica o funcionamento pulmonar. É feito com um aparelho chamado espirômetro. Caso o resultado apresente alguma alteração, o médico poderá solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico da doença respiratória. O profissional indicado para a realização e interpretação desse exame é o pneumologista técnico em espirometria. 

A presença de alguns sintomas pode levar o médico a solicitar esse exame, como falta de ar, tosse seca ou com presença de muco, aperto e/ou dor torácica, apneia temporária (a respiração para por um período de tempo), retrações intercostais (pele repuxada entre as costelas durante a respiração), padrão respiratório anormal, deficiência respiratória durante exercícios ou atividades físicas e respiração ofegante, que pode ser pior à noite ou no começo da manhã, que piora com exercícios, quando faz inspiração de ar frio, piora com o refluxo (azia), e que em geral começa de maneira repentina. 

Sendo assim, a espirometria é solicitada para fazer o diagnóstico de doenças pulmonares, determinar a causa de problemas respiratórios, acompanhar o desenvolvimento de doenças pulmonares que já foram diagnosticadas, avaliar a função pulmonar antes de um procedimento cirúrgico, principalmente torácico, além de verificar a função pulmonar de pessoas que são expostas à substâncias nocivas aos pulmões, é o caso dos trabalhadores expostos à poeiras e produtos químicos e de tabagistas. 

O exame não deve ser realizado em pessoas que sofreram acidente vascular encefálico ou infarto nos últimos três meses. O exame é simples e pode levar de cinco a trinta minutos, dependendo da quantidade de respirações que são feitas.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário