domingo, 23 de junho de 2019

A ABRANGÊNCIA DO PECADO 



Pecado: Trissílabo indesejável que não expressa o seu poder letal, sua abrangência universal o torna inexpugnável à condição em que o ser humano se encontra. Deus formou o homem e a mulher à sua imagem, conforme a Sua semelhança, porém, o pecado os derrubou. Depois da queda, geraram filhos e filhas, à sua própria imagem, da mesma natureza pecadora, com as mesmas condições morais, sujeitos as circunstâncias originadas na queda. Daí surgiu a urgente necessidade de um libertador, e Deus a adotou de imediato, na sentença proferida contra a serpente enganadora (Satanás), dizendo: “Porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça [...]” (Gênesis 3.15). 

Na Cruz - a semente da mulher - Jesus Cristo, venceu a serpente e o pecado, levantando o homem do seu estado, restaurando-o e libertando-o dos efeitos da sua iniquidade, lhe assegurando por extensão: “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés” (Romanos 16.20-a). Ter cuidado é preciso: Não somos nós que esmagaremos a cabeça de Satanás, mas o Senhor Deus o fará.
A abrangência do pecado alcançou toda a humanidade, de geração a geração, como dito está: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5.12). 

Deus deu Leis e Mandamentos para reger o destino do Seu povo; mas, tempos depois, reclama sua negligência, dizendo: “Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vide estranha? Pelo que, ainda que te laves com salitre e montões de sabão, a tua iniquidade está gravada diante de mim, diz o Senhor Jeová” (Jeremias 2.21). 

O pecado é inexpugnável: Salitre não o remove, sabão não limpa e água não lava. Só o Sangue de Jesus tem o poder de limpar-lhe a iniquidade tatuada e purificar de toda injustiça, “Pois, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” (Romanos 5.18).
Deus oferece de graça: Perdão e libertação dos pecados; É preciso aceitar as Suas condições. Seja voluntário e aceite-as. Amém!


Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário