sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

O SEMEADOR SAIU A SEMEAR 

O Senhor Jesus Cristo falou através de parábolas, passando belas mensagens que edificavam e ensinavam grandes verdades aos discípulos. Apresentamos nesta reflexão, algumas delas, através das Suas explicações. Vamos à parábola. Embora, narrada nos evangelhos sinóticos, a transcrevemos na linguagem de Mateus: 


E falou-lhes de muitas coisas por parábola, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra e deu fruto [...] quem tem ouvidos para ouvir, que ouça (Mateus 13.1-33).

Eis algumas lições que tiramos desta parábola: A semente é a Palavra do Senhor. Jesus passou a explicá-la, dando uma interpretação, para cada tipo de solo, comparando-o aos corações dos homens. 

1. O pé do caminho torna-se um terreno duro; a semente - a Palavra - não penetra. Equivale ao uma pessoa de coração duro, não recebe a palavra do Senhor, pela influência maligna. Nada compreende nada da vida espiritual.

2. O terreno rochoso não permite a semente enraizar-se. Não havendo raízes, embora a semente germine, logo morre asfixiada pelo calor do sol. A alusão reporta-se às pessoas que ouvem a palavra, até parece aceitá-la com entusiasmo, mas, enraíza-se no coração e quando vêm as perseguições, porque não creio o bastante, na obra redentora de Cristo, desaparece o entusiasmo. Se ofende com tudo.

3. O terreno de espinhos equivale aos corações nos quais a Palavra é semeada, pode nascer, até crescer, mas os “espinhos” crescem muito mais e sufoca a planta que dela germinou. Os cuidados e desejos mundanos os afastam do Reino de Deus. Se preocupa excessivamente.

4. A boa terra. Coração aberto para receber a Semente, que germina, nasce, cresce, e dar fruto, equivale ao coração que recebe a Palavra de Deus e a guarda, resistindo a todo tipo de perseguições, humilhações e desprezo; creem no Senhor Jesus como diz a Escritura, como João 7.37 descreve.

Jesus é a Seiva que alimenta e dar o crescimento à sua vida espiritual. Torne-se um vencedor, recebendo e guardando a Sua santa Palavra! 

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário