sexta-feira, 27 de maio de 2022

AS PARÁBOLAS DE JESUS 

Lendo-se Ensinos de Jesus Através de Suas Parábolas - escrito por Sátilas do Amaral Camargo, - Imprensa Metodista - editado em 1954 - descobre-se preciosas informações sobre o tema. Isto me dispôs a apresentar alguns dos tópicos que motivarão ao leitor a buscar nos evangelhos do Senhor Jesus, essa preciosidade, cognominada “Lindos contos em miniatura”.

A parábola é um Gênero literário que consiste em uma narração alegórica cujas imagens, tirada da vida cotidiana, permitem ressaltar um aspecto da doutrina. (Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa). 

Lisco ilustra as parábolas, comparando-as a um círculo, do qual o centro é a verdade espiritual que se pretende ensinar e dele saem os raios que são várias circunstâncias da narrativa. Indispensável é saber, que “as parábolas não são fontes primárias de doutrinas; embora possa confirmar e ilustrar; não as estabelece”. 

John Davis assim dividiu as parábolas de Jesus: Oito delas ilustram a natureza do Reino de Deus, nas quais apresenta cinco verdades fundamentais: (a)-Vários modos de receber; (b)- o mal e o bem em conflito; (c)- A semente que cresce misteriosamente, apontando o crescimento da igreja de modo imperceptível, interna e externamente; (d)- o valor do Reino dos céus e o sacrifício para alcançá-lo; e (e)- a existência da igreja composta de elementos vários até o fim do mundo (pag. 26).

Dezenove outras ilustram o Reino dos céus na vida. Merecem nossa leitura e apreciação, Mateus 22.1-13, onde Jesus trás um ensino sobre o Reino de Deus e como se deve entrar nele; devemos alinhar o ensino à revelação feita em João 3.3-5. Obviamente, somente quem se interessa, de fato, aprender, procederá à leitura comparativa sugerida.

Ensinos de Jesus Através de suas Parábolas apresenta regras gerais que auxiliam a descobrir a verdade que Cristo tinha como alvo alcançar em seu glorioso ensino; é o que se depreende de Mateus 19.30, aliado a Mateus 20.16; Jesus repete o ensino, acrescentando: “muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”.

Das trinta parábolas, sete foram tiradas do uso da vida social; oito da vida doméstica e, nove sugeridas pela vida da agricultura, pastoril e pesca. É fantástico e maravilhoso!

Muito temos o que aprender dos Ensinos de Jesus Através de Suas Parábolas; basta apenas ler e meditar nas suas verdades. Que sejamos motivados a fazê-lo; estaremos aprendendo de quem nos disse: “Aprendei de Mim”: JESUS CRISTO (Mateus 11.29). Amém!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário