segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É HEMOGLOBINA GLICADA?


                A hemoglobina é uma proteína que se faz presente nos glóbulos vermelhos, conhecidos como hemácias. Tem como função o transporte de oxigênio. A hemoglobina glicada (HbA1c) é a parte da hemoglobina que se liga a glicose. Serve para o diagnóstico e acompanhamento de diabetes, junto aos exames de curva glicêmica e glicemia em jejum. Há casos em que é pedida para o diagnóstico de anemia ou baixa contagem de hemoglobina.

         O primeiro exame que o endocrinologista pede ao paciente diabético é a hemoglobina glicada, pois ela mostra se o diabetes está controlado ou não. Seus valores são em porcentagem, quanto maiores, maiores os níveis de glicose no sangue. Ela reflete o controle do diabetes nos últimos três meses, contando como as taxas de glicose no sangue se comportaram em média. Os valores considerados normais são menores que 5,7%. Quando se apresenta níveis entre 5,8% e 6,4%, o paciente é considerado pré-diabético. Quando os níveis estão acima de 6,5%, já corresponde ao diagnóstico de diabetes.

         Todo paciente diabético deve ter um controle da hemoglobina glicada, além da glicemia capilar (feita através do HGT, na ponta do dedo) e a glicemia de jejum; pois quanto maior estiver o nível da hemoglobina glicada, maiores são os riscos de complicações do diabetes, como retinopatia (danificação dos vasos sanguíneos no fundo do olho) e neuropatia (problemas no funcionamento dos nervos). Sendo assim, ao deixar de acompanhar a hemoglobina glicada, perde-se o controle do diabetes nos últimos três meses, assim como, o risco de maiores complicações.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário