segunda-feira, 21 de novembro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ CONHECE A VARICOCELE?


Esse problema consiste na dilatação das veias que existem dentro do escroto (bolsa que envolve os testículos). Também é conhecida como varizes nos testículos ou no escroto. As causas da varicocele ainda não foram totalmente descobertas pela ciência, porém muitos especialistas acreditam que se forma quando as válvulas dentro das veias impedem que o sangue flua de forma adequada; fazendo assim, que o sangue retroceda, o que leva ao inchaço e alargamento dessas veias. É basicamente o processo que forma veias varicosas (varizes) nas pernas.

A varicocele vai se desenvolvendo de maneira lenta, ocorrendo geralmente no lado esquerdo, devido à posição da veia testicular. Porém, mesmo a presença em um só testículo, pode afetar a produção dos espermatozoides em ambos os lados. Uma súbita aparição desse problema em homens mais velhos pode ser proveniente de um tumor renal, que bloqueia o fluxo sanguíneo. A varicocele é mais comum durante a puberdade (entre 15 e 25 anos). A idade é o único fator de risco que contribui de forma efetiva, para o desenvolvimento dela. Porém, recentes estudos apontam que o sobrepeso também pode estar relacionado à sua ocorrência.

Geralmente não apresenta sinais e sintomas. Raramente há presença de dor. Ao longo do tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho, tornando-se visíveis. Em alguns casos, pode ocorrer atrofia dos testículos e/ou sinais de infertilidade.

Muitas vezes, esse problema não requer tratamento. Pode ser identificado durante um exame de fertilidade ou em um exame físico de rotina. Porém, o indivíduo que apresenta dor ou inchaço no escroto ou estiver apresentando problemas de fertilidade, deve procurar o quanto antes, assistência médica. Várias condições podem causar dor nos testículos, algumas delas, precisam de tratamento imediato. Quando há necessidade de tratamento da varicocele, pode ser necessário uma reprodução assistida ou o paciente pode precisar ser submetido a uma reparação cirúrgica. A cirurgia tem como objetivo lacrar as veias afetadas, redirecionando o fluxo sanguíneo para as veias normais.

Por fim, a varicocele é inofensiva e geralmente, não exige tratamento. Se for necessária a cirurgia, a contagem dos espermatozoides no esperma melhorará; o que pode ajudar a tratar a infertilidade.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário