segunda-feira, 28 de novembro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

RAQUITISMO

O raquitismo se caracteriza por um problema que atinge o desenvolvimento dos ossos das crianças, tornando-os fracos, podendo levar até mesmo, à deformidades. Nos adultos, é chamado de osteomalácia (ossos moles). Sua principal causa é a ausência da vitamina D (obtida através da exposição da pele à luz do sol, também encontrada em alguns alimentos como ovos e óleo de peixe) e do cálcio (encontrada em alimentos como leite e derivados). Em alguns casos, muito raros, a criança pode nascer com uma forma genética de raquitismo. Alguns fatores de risco aumentam a chance de uma criança desenvolver essa doença. São eles: idade (maior risco para bebês de 3 a 36 meses), pele escura (menos reagente à luz solar, produzindo assim, menos vitamina D), crianças que vivem em locais com pouca incidência de sol, nascimento prematuro, assim como medicações anticonvulsivantes.

Alguns sintomas do raquitismo são: dores na coluna vertebral, na região pélvica e nos membros inferiores, atraso no crescimento e fraqueza muscular. O raquitismo pode suavizar as placas de crescimento das extremidades dos ossos, causando assim, deformidades esqueléticas como pernas arqueadas, projeção do osso esterno e pulsos e tornozelos mais grossos. Para o diagnóstico, o médico avaliará os ossos da criança em busca de anormalidades. Além disso, uma radiografia dos ossos afetados pode revelar as deformidades. Exames de sangue e urina também podem confirmar a presença da doença, monitorando o processo de tratamento.

Para tratar o raquitismo é preciso aumentar a absorção de vitamina D e cálcio. Para tanto, ingerindo mais alimentos ricos em cálcio e vitamina D, tomando suplementos diariamente, tomando injeções anuais de cálcio e vitamina D (caso seja necessário). A luz solar também contém a vitamina D, por isso é importante tomar banho de sol. Marque uma consulta médica caso seu filho apresente dor nos ossos, fraqueza muscular ou deformidades esqueléticas. Dentre os especialistas que podem diagnosticar o raquitismo, estão: o clínico geral, o ortopedista e o pediatra.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário