segunda-feira, 14 de novembro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

URTICÁRIA


A urticária é uma reação alérgica muito comum. Ela causa vergões salientes e vermelhos na pele e na maioria das vezes, provoca coceira. Durante a reação alérgica, o nosso corpo libera histamina e outras substâncias químicas no sangue. Isso leva à coceira, inchaço e outros sintomas. A urticária pode ser causada por vários fatores, como: alimentos, medicamentos, alérgenos comuns (picadas de insetos, pelos de animais), fatores ambientais, assim como doenças autoimunes, distúrbios da tireóide e outras patologias. Alguns fatores de risco para se desenvolver a urticária são: episódios anteriores, reações alérgicas, doenças autoimunes e histórico familiar. O principal sintoma desse problema é o surgimento de manchas avermelhadas na pele, que podem ser salientes, com bastante prurido (coceira), com formato oval. 

Alguns casos de urticária podem ser tratados em casa. Porém se os sintomas persistirem por vários dias, deve-se procurar ajuda médica. Um exame físico geralmente é o suficiente para o diagnóstico. O médico também pode solicitar a realização de um exame de pele e de sangue para se certificar.

O tratamento pode não ser preciso em caso de urticária leve, pois ela pode desaparecer sozinha. Em outros casos, o médico poderá prescrever medicamentos como anti-histamínicos e corticoides. Em casos mais graves, quando ocorre inchaço na garganta, pode ser preciso uma injeção de emergência, pois o inchaço pode bloquear a via respiratória, dificultando assim, a respiração. A urticária pode ser muito desconfortável, mas normalmente é inofensiva, desaparecendo sozinha. Na maioria das vezes, a causa não é identificada, porém o tratamento, quando é preciso, se mostra eficaz.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário