terça-feira, 28 de junho de 2016


AS FIÉIS PROMESSAS


Por promessa entendemos qualquer dádiva que prometemos, ou compromisso de fazermos algo em favor de outros, ou ainda, os oferecimentos de realizamos um ato.

As Fiéis Promessas, título desta reflexão, se referem às promessas de Deus, dadas com garantias de eterna fidelidade. As promessas de Deus são tantas, que não há como enumerá-las, mormente num espaço tão exíguo quanto este.

Consideremos, entretanto, a promessa que Deus fez a Israel, por intermédio de Moisés: “Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de teus irmãos, como tu; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele” (Deuteronômio 18.18). Deus a cumpriu, enviando o Seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para que todo o que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16).

João deu testemunho quando mandaram a Jerusalém sacerdotes e levitas para saberem se ele era o Profeta Prometido, de que trata o texto acima, e ele respondeu: “Confessou e não negou: Eu não sou o Cristo” (João 1.20). Querendo dizer: “Eu não sou o profeta prometido”.

Pilatos perguntou a Jesus: Tu és o rei dos Judeus? (João 18.33). Jesus respondendo disse: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. (João 18.37). 

Estas promessas receberam garantias divinas, independente do homem crer ou deixar de fazê-lo, com a promessa de enviar o Espírito Santo, para guiar, consolar e ensinar os caminhos da verdade e “convencer do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.7-8), dando garantia de que n’Ele temos a nossa redenção, nos termos revelados adiante: “[...] fostes selados com o Espírito Santo da promessa; como garantia, acrescentando: o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Efésios 1.13c-14). Portanto, Ele quer nos abençoar com as riquezas da Sua graça. Concluímos dizendo:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1.3). Faça parte da família que Deus adquiriu pelo preço do sangue de Jesus, o Seu Filho amado.



Texto do Pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário