segunda-feira, 23 de maio de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL


Esse é um exame diagnóstico não invasivo que complementa a ultrassonografia pélvica, pois permite uma melhor avaliação dos órgãos reprodutivos femininos (útero, ovários e colo uterino). É realizado com um dispositivo específico, envolto com um preservativo para proteger a mulher, evitando assim, contaminações. O exame é feito com a mulher deitada em uma maca, em posição ginecológica (pernas entreabertas, com a nádega elevada pelo auxílio de um travesseiro). É necessário esvaziar a bexiga antes do exame. O médico introduz, pela vagina, o transdutor revestido por um preservativo, onde foi aplicado o gel. É esse aparelho que capta as imagens dos órgãos examinados, transmitindo a informação para um computador, onde se pode analisar as imagens. Os resultados são emitidos na forma de laudos, junto com a impressão das imagens. Esse resultado deve ser interpretado pelo médico.

A paciente não estará com nenhuma vestimenta, utilizando somente um avental específico. Não há contraindicações para ser realizado durante o período menstrual. O exame não é doloroso, apesar de algumas mulheres sentirem desconforto pela pressão causada pelo transdutor no canal vaginal. Apenas uma porção do transdutor é inserida na vagina.

Dentre as indicações para esse exame estão: detectar doenças na região pélvica como a endometriose, pólipos endometriais, miomas, gravidez ectópica (nas trompas) ou fora da cavidade uterina e tumores de ovários. Além disso, no início da gestação esse exame é de suma importância para avaliar a implantação do embrião, assim como estimar o tempo da gestação.

Esse exame é contraindicado para mulheres que nunca tiveram relações sexuais.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário