segunda-feira, 16 de maio de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

ENTENDA COMO É A COLONOSCOPIA


Esse é um exame onde o médico analisa o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado, o que corresponde ao reto e ao cólon. Esse procedimento auxilia na detecção de pólipos, tumores, inflamações, úlceras e qualquer outra alteração. Além disso, é um dos principais métodos para rastreamento do câncer de cólon e reto. Pode ser solicitada para investigação de vários problemas, dentre eles: câncer de cólon ou reto, procurar a causa de sangue nas fezes ou hemorragias retais, descobrir a causa de diarreia crônica, analisar a causa de uma perda de peso inexplicável, acompanhamento ou tratamento de colite, além de investigar a causa de dor de barriga crônica.

Preparo para o exame: Antes da realização, o médico poderá pedir a interrupção do uso de alguns medicamentos por dois ou três dias. Nos dias anteriores ao exame, o paciente deve seguir alguns cuidados para promover a limpeza do cólon. Precisará parar de comer alimentos sólidos um ou dois dias antes, não ingerir alimentos de cores fortes como vermelho ou roxo. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas no dia do exame e no dia anterior para evitar que se intensifiquem os efeitos dos sedativos. O médico poderá receitar medicamentos laxativos para promover uma retirada das fezes no intestino grosso. É importante o consumo de líquidos, de preferência de cores claras, para o paciente não ficar desidratado. Deve-se descansar na noite anterior e realizar um jejum total (comida e água) de no mínimo oito horas antes do exame. É importante levar um acompanhante, pois é feita uma sedação e os efeitos podem durar algumas horas, impedindo o paciente de praticar atividades como trabalhar ou dirigir.

Realização do exame: Deve ser realizada em consultório médico, clínica ou hospital. O paciente usa uma roupa própria para o exame. Após a limpeza geral do intestino, uma sedação intravenosa é aplicada e o paciente fica deitado de lado, joelhos dobrados e encostados na barriga. Quando está sedado, dorme completamente e o médico introduz o colonoscópio (haste flexível de pouca espessura) no ânus do paciente. Esse aparelho tem uma câmera em sua extremidade que capta as imagens, as transmitindo para um monitor de TV, além disso, apresenta uma fonte de luz para iluminar o caminho. Chegará até o início do intestino delgado. O médico poderá recolher amostras de tecido (biópsia) ou retirar pólipos. Geralmente, os pacientes não sentem nada devido à sedação. Ao final do exame, o tubo é lentamente retirado para fora do ânus e a área anal é limpa. Esse exame dura cerca de 30 a 45 minutos, podendo demorar mais, de acordo com o que for encontrado e as intervenções necessárias. Após o procedimento, o paciente fica em observação durante uma ou duas horas. Assim que estiver acordado e se sentindo capaz de andar, é liberado para casa.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário