segunda-feira, 2 de maio de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

JÁ OUVIU FALAR EM ALOPÉCIA AREATA?



Essa doença se caracteriza pela perda de cabelo ou pêlos nas regiões arredondadas ou ovais do couro cabeludo, assim como de outras partes do corpo. Há casos em que pode haver uma perda total dos pêlos, até mesmo dos cílios. Afeta de 1 a 2% da população. Sua causa ainda é desconhecida, porém já é sabido que é uma condição autoimune (o próprio sistema imunológico ataca destruindo todo o tecido corporal sadio). A cada cinco pessoas que sofre dessa doença, uma apresenta histórico familiar. Pode surgir em qualquer indivíduo, de qualquer idade e afeta ambos os sexos. Além disso, uma carga de estresse durante o dia pode favorecer a ocorrência desse tipo de alopécia.

A perda de cabelo é um dos sintomas, mas algumas pessoas podem sentir sensação de queimação ou coceira na região. É observada mais frequentemente no couro cabeludo, porém também pode ocorrer nos braços e pernas, barba e sobrancelhas. Também pode haver alterações no relevo da superfície das unhas, dando um aspecto de “furinhos”, que são chamados de depitting. Se a perda do cabelo não for total, ele pode voltar a crescer em alguns meses, sem precisar de tratamento. Entretanto, o tratamento é recomendado para quase todos os casos, pois geralmente na região que ocorre a queda de cabelos não costuma mais nascer cabelo. Alguns tratamentos disponíveis são: injeção de esteroides; medicamentos aplicados na pele; terapia com luz ultravioleta e medicações administradas via oral. Apenas o médico pode dizer qual o medicamento adequado para cada caso, assim como a dosagem certa e a duração do tratamento. Siga sempre as orientações médicas e jamais de automedique. Também não se deve interromper o tratamento sem consultar o médico antes.

Embora possa levar algum tempo, é comum a recuperação total dos cabelos, dependendo do paciente. Evitar o estresse do dia a dia pode ser uma boa forma de prevenção da doença.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário