segunda-feira, 21 de março de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA


VOCÊ SOFRE COM AFTAS?


A afta é caracterizada por ser uma ferida dolorosa na boca. Geralmente é branca ou amarelada, rodeada por uma área vermelha. Pode aparecer na língua e paredes internas da boca. Costuma aparecer em pessoas com a imunidade baixa, seja causada por uma doença específica, ou por uso de medicamentos. Dentre as causas estão: Doenças como a AIDS, câncer, diabetes, infecções vaginais; assim como o estresse emocional, período menstrual, mudanças hormonais, alergias a alimentos e deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

Em alguns casos, a pessoa pode nem notar que está com uma afta, porém há casos que, os sintomas surgem de repente e podem persistir por muito tempo. Dentre os principais sintomas:

* Pequenas feridas abertas no interior da boca;
* Dor;
* Pequeno sangramento em caso de lesão da afta;
* Vermelhidão e ressecamento da região da boca;
* Perda do paladar.


Alguns sintomas menos comuns que também podem estar presentes são: Febre, indisposição e inchaço dos linfonodos. Em casos mais graves, essas lesões podem se espalhar pelo esôfago; o que causa muita dificuldade para engolir e sensação de comida presa na garganta. É importante ressaltar que bebês com aftas costumam sentir muita irritação e incômodo ao serem alimentados; além disso, podem passar a infecção para a mãe durante a amamentação.

Se as lesões forem apenas na boca, um exame físico pode ser suficiente para o diagnóstico. Para investigar se há algum problema mais grave causando as aftas, o médico pode solicitar alguns exames de sangue para identificar as causas. Mas se as lesões se espalharem pelo esôfago, deverão ser feitos alguns exames como cultura de células e endoscopia.

Geralmente, não é preciso um tratamento para aftas, pois elas desaparecem sozinhas. Quando necessário, o foco do tratamento é impedir que o agente causador se espalhe. O tratamento depende sempre da idade, das condições de saúde e causas da infecção. Algumas medidas podem ajudar a prevenir as aftas: Enxague sempre a boca, mantenha uma higiene bucal saudável, consuma iogurtes que contenham lactobacilos vivos, vá ao dentista regularmente, cuidado com a alimentação, evite o consumo de tabaco e álcool e evite o consumo exagerado de açúcar.

Enfermeira Rebeca Varela Revorêdo Sinedino


Nenhum comentário:

Postar um comentário