segunda-feira, 10 de agosto de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA


A IMPORTÂNCIA DA VACINA BCG


Essa vacina é composta pelo bacilo de Calmette e Guérin (obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis), uma das bactérias que transmitem a tuberculose. É uma vacina obrigatória, devendo ser tomada o mais precocemente possível. 

Ela previne contra a tuberculose (TB), que é uma doença infectocontagiosa que ataca geralmente os pulmões, porém também pode afetar os ossos, os rins e as meninges (membranas que envolvem o cérebro). 

A transmissão da TB é direta, de pessoa a pessoa. O indivíduo infectado expele pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir; elas contêm o agente infeccioso, podendo ser aspiradas por outro indivíduo. Essa doença causa uma tosse seca, emagrecimento, perda do apetite, fraqueza, sendo os casos mais graves, com eliminação de sangue pela tosse. O tratamento leva cerca de seis meses.

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, atualmente recomenda a vacinação universal das crianças com TB. É de suma importância que seja administrada ao recém-nascido. Caso não seja possível, deve ser administrada após o primeiro mês de vida. É feita em dose única e pela via intradérmica. 

É contraindicada aos indivíduos com sorologia positiva pelo HIV que apresentem sintomas. Assim como, recém-nascidos com peso inferior a 2 kg. A aplicação deve deixar uma cicatriz característica no local, normalmente no braço direito. A vacina está disponível no sistema público e no privado.

Enfermeira Rebeca Varela Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário