segunda-feira, 25 de novembro de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ SOFREU DE TORCICOLO?



O torcicolo se dá através de uma contração involuntária dos músculos do pescoço, como uma torção, muitas vezes levando ao edema (inchaço). Isso pode ser provocado por uma má postura durante o sono ou durante a utilização do computador. Isso gera dores fortes e dificuldade para mexer a cabeça. Em muitos casos pode ser tratado em casa mesmo, através da utilização de compressas mornas e repouso. Contudo, há casos mais graves em que há a necessidade de uma consulta com um ortopedista e uso de medicações e relaxantes musculares. As causas podem variar, sendo geralmente provocado por traumatismo na coluna cervical e/ou músculos do pescoço, assim como após contusões. 

O torcicolo também pode estar associado a infecções na cabeça e no pescoço e outras doenças. Pode afetar pessoas de qualquer idade, mas existem fatores de risco como pessoas entre 30 e 60 anos de idade, histórico familiar, anormalidades congênitas na coluna cervical, uso de drogas que levam à espasmos musculares, assim como traumas anteriores na região. Os principais sintomas do torcicolo são: dor no pescoço, dor de cabeça, limitação dos movimentos da cabeça, rigidez muscular, edema (inchaço) e ombro mais alto de um lado do corpo. Normalmente os sintomas aparecem pela manhã, devido a uma má postura durante a noite, porém também podem surgir depois de esforços físicos exagerados.

Para diagnosticar, um simples exame físico já é suficiente, entretanto se houver histórico de trauma, o médico provavelmente solicitará uma radiografia do pescoço para eliminar as possibilidades de fratura ou luxação. Em casos mais graves, poderá ser solicitada uma tomografia computadorizada, se houver sinais de condições mais agravantes como artrite degenerativa da coluna ou pescoço.

O tratamento mais adequado consiste no relaxamento dos músculos do pescoço, além do uso de medicamentos, fisioterapia, alongamentos e, em alguns casos, cirurgia.  Caso você apresente rigidez muscular no pescoço ou sofra algum trauma que limite seus movimentos musculares, é de suma importância procurar ajuda médica para se fazer o diagnóstico precoce, direcionando o tratamento da melhor forma possível.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário