segunda-feira, 18 de novembro de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DO ZIKA VÍRUS

Esse vírus é um agente transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A infecção nas gestantes pode provocar malformações fetais (microcefalia e artrogripose). Atualmente, no Brasil, está sendo considerada uma epidemia. O Zika vírus causa sintomas leves durante sua infecção, mas o perigo é o que pode causar nos bebês. É de extrema importância estar atento aos seus sintomas, para dessa forma, buscar cuidados adequados. O tratamento é focado em amenizar os sintomas, já que por enquanto, não existem medicamentos que eliminem o vírus. Os sintomas mais característicos dessa infecção são:

Febre baixa: É o primeiro sintoma de toda doença viral. O Zika vírus é caracterizado por uma febre baixa, normalmente menor que 38ºC. Isso ocorre, pois costuma ser menos agressivo ao organismo que a dengue e a chikungunya.

Vermelhidão na pele: Também chamado de exantema. Geralmente ocorre quatro dias após a febre. Costuma coçar e é tratado com medicamentos anti-histamínicos. Dura cerca de três ou quatro dias.

Olhos inchados e vermelhos: Também chamado de conjuntivite; porém esse sintoma é um pouco diferente da inflamação tradicional. No caso do Zika vírus, os olhos não ardem e não há aumento de secreção.

Inchaço e dores nas articulações: Em muitos casos, ele não ataca as articulações; quando isso ocorre, as dores são menos intensas em relação à dengue e à chikungunya.
Cefaleia (dor de cabeça): As dores de cabeça causadas pela dengue e pela chikungunya geralmente são mais intensas do que pelo Zika vírus. Quando ocorre, costumam aparecer atrás dos olhos.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário