segunda-feira, 4 de novembro de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ CONHECE O COLETOR MENSTRUAL?


Esse coletor é uma espécie de copinho de silicone, bastante maleável que deve ser inserido na vagina para recolher o sangue menstrual. Ele substitui os absorventes (internos ou externos), possuindo uma capacidade de absorção maior. Esse coletor existe há bastante tempo, porém só chegou ao mercado recentemente. O mercado oferece diferentes tipos de coletores, que se adaptam às necessidades anatômicas de cada mulher. Qualquer mulher pode usar, desde que esteja ciente sobre a higienização do recipiente, sua introdução e retirada para uma proteção adequada. 

Não deve ser utilizado em pacientes virgens ou que não conseguem se auto examinar, para evitar o rompimento do hímen. O uso também é contraindicado em casos de corrimento vaginal ou infecções ginecológicas, pois essa infecção pode ascender para o útero, trompas e cavidade abdominal. Dessa forma, é de suma importância a lavagem das mãos antes da manipulação do coletor; pois apesar de não causar infecções, pode agravar as existentes. É permitido dormir com o coletor, desde que não ultrapasse 12 horas. A recomendação é de que ao longo do dia, ele seja limpo a cada 4 ou 8 horas. Deve ser fervido ao final de cada ciclo menstrual e lavado antes da colocação com água e sabão neutro. Ao final do ciclo, deve ser armazenado seco e guardado na própria embalagem para prevenir a contaminação.

Para a inserção, é preciso dobrar a borda e introduzir na vagina em direção ao ânus, isso auxilia na fixação. A mulher deve encontrar uma posição adequada para tornar o procedimento mais confortável. A mulher deve sentir a borda do coletor com o dedo, após a inserção. Com uma leve rotação e tração, o coletor vai se posicionando adequadamente. Ao longo do tempo, a colocação vai se tornando mais fácil. Se for colocado da forma correta, a mulher não sente e não fica incomodada com o coletor, mesmo fazendo exercícios ou estando em uma piscina, por exemplo.

Para a remoção, é só puxar e comprimir o copo, fazendo uma leve força. Pode ser retirado durante o banho, já aproveitando o momento para fazer a higienização.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário