segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ATELECTASIA?


A atelectasia consiste em uma das complicações respiratórias mais comuns após procedimentos cirúrgicos. É caracterizada por um colapso (parcial ou total) do pulmão. Isso ocorre quando os alvéolos (unidades funcionais pulmonares que são como pequenos sacos onde acontecem as trocas gasosas) ficam vazios. 

A atelectasia também pode ser proveniente de problemas como tumores pulmonares, asma severa, ferimentos na região peitoral, água no pulmão ou inalação de objetos estranhos. A atelectasia é algo grave que merece atenção, pois leva à diminuição da quantidade de oxigênio no corpo. A causa principal para que ela ocorra é a obstrução brônquica, seja por muco, coágulo sanguíneo, estreitamento das vias respiratórias, pneumonia, tuberculose, tumores, dentre outras coisas. 

Muitas cirurgias podem levar à atelectasia, isso ocorre pelo fato de a anestesia provocar uma alteração na dinâmica de entrada e saída de ar nos pulmões, pressão e absorção dos gases. Há fatores que facilitam e aumentam as chances de alguém desenvolver a atelectasia, como cirurgias abdominais e torácicas, anestesia geral, obesidade, nascimento prematuro, doenças pulmonares, fraqueza dos músculos respiratórios, respiração superficial, dificuldade de deglutição e ter entre um e três anos de idade. Os sintomas consistem em dificuldade respiratória, respiração superficial e rápida, tosse e febre baixa. Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar uma radiografia torácica. 

Além desse, outros exames podem auxiliar no diagnóstico: tomografia computadorizada, ultrassonografia, oximetria e broncoscopia. O tratamento será de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente. Em algumas áreas pulmonares pode haver cura sem tratamento; entretanto quando está associada a alguma situação de saúde, pode necessitar de remoção ou encolhimento da área que foi afetada, como também de quimioterapia e radioterapia. 

A atelectasia pode ser responsável por causar problemas como insuficiência respiratória, pneumonia, fibrose pulmonar e baixa oxigenação sanguínea, conhecida como hipoxemia. Algumas medidas simples que podem evitar que a atelectasia ocorra são parar de fumar, respirar de forma correta e profunda, principalmente após procedimentos cirúrgicos, não deixar objetos pequenos com crianças para evitar que elas coloquem na boca e engulam, bloqueando assim, as vias aéreas, e caso esteja acamado, mudar de posição frequentemente, de acordo com a possibilidade.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário