domingo, 11 de fevereiro de 2024

 Os nomes de Jesus

Jesus é descrito na Bíblia de diversas formas, com palavras e nomes diferentes, mas que sempre revelam Seu caráter divino e a profundidade de quem Ele é e foi enviado para ser.

Deus encarnado

“Deus se manifestou em carne.”

1 Timóteo 3:16

Todos são lindos, mas o que mais me chama atenção é: “Deus conosco“, “Emanuel“!

De todos os nomes pelos quais Ele é chamado, esse resume bem. Ele mostra o maior milagre e graça expressada, onde Deus escolheu habitar entre os homens, revelando Seu amor de uma forma pessoal e acessível, próximo dos pecadores e esquecidos.

Nós lutamos a vida toda por luxo, riqueza, reconhecimento e, O maior entre nós, que poderia ter tudo isso com um estalar de dedos, é também o mais humilde e simples, vivendo entre nós. Amando todos que não mereciam esse amor.

O nome “Jesus” também significa “Salvador“, e este é o que mais ouvimos, trazendo em si o chamado de Jesus, aquilo pelo qual o coração do Filho queimava. Ele veio para salvar a humanidade do pecado e da separação de Deus, oferecendo reconciliação e redenção a todos que creem no Pai.

A palavra em vida

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”

Filipenses 2:9

O conhecemos como “Jesus Cristo“. Essa palavrinha que muitas vezes vemos como um sobrenome é, na verdade, uma designação. Deriva do grego “Christos“, que significa “Ungido“. Ele foi anunciado de diversas formas no Antigo Testamento, apresentado como esperança e vida. Ele foi separado, ungido.

Deus O enviou como uma personificação da Sua graça e misericórdia. Também chamado de “Filho de Deus“, Jesus revela Sua relação única com o Pai. Este “título” não apenas destaca Sua divindade, mas também a profunda intimidade que Ele compartilha com Deus Pai, indicando uma relação de amor eterno, envio e devoção.

 

Por isso, Ele também é chamado de “O Verbo“. Ele é a palavra eterna de Deus que se tornou carne. Expressão viva e física da totalidade de Quem Deus é. Ele comunicou a verdade de Deus e nasceu para vivê-la plenamente.

O “Eu Sou”

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

Isaías 9:6

O que faz Jesus ser quem Ele é não está ligado ao físico, embora Sua simplicidade humana tenha sido também responsável por atrair pessoas que vinham para conhecer o Homem que tinha em Si o poder e majestade de Deus de forma tão humilde.

Ele é Espírito. Alfa e Ômega, Princípio e Fim, Príncipe da Paz. Ele reconcilia, une, transforma, começa e termina, recomeça e traz nova vida.

O “Cordeiro de Deus”, o sacrifício perfeito que tira o pecado do mundo. Este nome aponta para a redenção através de Seu sangue derramado.

Cada nome pelo qual Jesus é chamado e conhecido na Bíblia é como uma nota em uma melodia tão rica e divina, revelando aspectos únicos e profundos de quem Ele é em Sua totalidade. Todos esses nomes apontam para um só Homem, que tem em Si o caráter e o Espírito Santo do próprio Deus e Criador. Cada um desses nomes que citei (e tantos outros que nem comentei e aparecem nas Escrituras) é digno de todo louvor e adoração.

E no final, Ele resume tudo isso a: “Eu Sou“, e nada mais importa.


Fonte: https://bibliajfa.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário