sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Deus e o pecado


Alguns textos possuem um impacto tão grande de algumas palavras, que nossa atenção pode focar apenas em uma parte da frase e tirar o sentido completo dela. 

Eu vejo esse detalhe em alguns textos da Bíblia e também nos que fazem menção à fé, onde, se não estivermos com o coração aberto, podemos focar em apenas algumas partes e esquecer o contexto.

Aversão ao pecado

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Romanos 5:8

Com certeza, você já ouviu a frase “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador”. Essa frase não está na Bíblia, mas se tornou muito famosa. A palavra “odeia” se torna algo tão impactante para nós que rouba nossa atenção apenas nela, mas quero te convidar a ler o restante dela.

O Senhor realmente abomina o pecado, Ele não o aceita, e Seu desejo é que o pecado seja destruído. Mas Ele ama aquele que peca, pois a forma como Deus nos enxerga vai muito além de nossos erros.

Ele conhece nosso coração no íntimo e sabe quem somos nEle. O Pai nos entregou identidade de filhos e, mesmo conhecendo nossos pecados, nos chama pelo nosso nome para uma verdadeira transformação. Enquanto o inimigo, mesmo sabendo nosso nome, nos chama pelo nosso pecado, para que entendamos que somos os nossos erros, lendo a frase como se Deus nos odiasse e rejeitasse.

Amor ao pecador

“Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”

Salmos 136:1

Devemos sim ler com temor a parte que fala da aversão de Deus ao pecado, pois assim repensamos nossos passos e ações, somos levados a nos voltar à vontade de Deus, envergonhados de nossos erros, gerando um verdadeiro arrependimento e mudança.

Mas esse processo precisa ser feito também com o coração focado na parte que diz que o Pai nos ama acima disso.

Ele nos ama quando erramos, quando reconhecemos o erro e quando corrigimos o erro. Somos amados durante todo o processo.

O que muda não é o amor de Deus; nenhuma ação nossa tem poder sobre Quem Ele é. O que muda é o quanto abrimos nosso coração e nossas vidas para receber tudo aquilo que o Senhor tem para nós.

O pecado nos afasta de Deus, mas o amor que Ele tem por nós nos chama para perto e nos aproxima. Sua graça e misericórdia nos perdoam e nos unem ao Pai.

Entrega e transformação

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

Romanos 8:1

Quando Jesus morreu, os discípulos pensaram que Ele os tinha esquecido. A frustração deles era evidente, sentindo-se rejeitados por Deus, como se a promessa do Pai não tivesse sido cumprida.

No entanto, eles não imaginavam que aquela era a própria promessa: que o Filho viria, morreria por nossos pecados e ressuscitaria em amor e graça.

Sim, foi por nossas transgressões que se tornou necessário o sacrifício do Cordeiro imaculado, e o pecado nos afasta do amor de Deus. No entanto, o amor Dele continua sendo oferecido pela graça. Somos amados da mesma forma em qualquer situação, mas precisamos nos posicionar diante disso, não abrir mão desse amor e compreender a entrega de Cristo e o peso disso em nossa vida cristã.

O sacrifício nos trouxe leveza e perdão, mas precisamos compreender o peso e a importância dele. Essa entrega deve moldar nossa vida e guiar nossos passos.

Você é um filho escolhido, separado e amado. Se Jesus morreu para te dar essa identidade, viva por ela!

Fonte: https://bibliajfa.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário