terça-feira, 29 de novembro de 2022

Como ser lembrado para sempre?

Hoje gostaria de conversar com você sobre a Generosidade e sobre como ela é capaz de produzir uma lembrança eterna. Afinal, ninguém gostaria de simplesmente ser esquecido. Creio que todos nós desejamos fazer algo relevante a ponto das pessoas se lembrarem de nós de forma positiva, de forma que glorifique a Deus. Nunca conheci meu bisavô, mas todos que falam sobre ele até se emocionam e lembram dele como um homem bom e generoso.

Eu não sei você, mas sempre que recebi algo de forma generosa, aquilo ficou gravado no meu coração com muito carinho e com muita gratidão. Um gesto generoso marca as pessoas, gera memória. Inclusive, se existe uma forma marcante de nós expressarmos o caráter e o amor de Deus, é através da generosidade.

Seus atos serão lembrados para sempre

Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios. O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.” – Salmos 112:5-6

O Salmo 112 descreve a conduta de uma pessoa temente a Deus. Este capítulo bíblico revela que o temor do Senhor conduz a uma vida generosa. A pessoa que teme é íntegra, honra os princípios do Reino do céus e abençoa sua comunidade.

 

E mais tarde em 2 Coríntios 9:9, o apóstolo Paulo faz menção ao texto dos Salmos e reforça que atos de bondade e justiça são lembrados para sempre.

Como dizem as Escrituras: “Compartilha generosamente com os necessitados; seus atos de justiça serão lembrados para sempre“. – 2 Coríntios 9:9

Deus também não se esquece

E é interessante que a generosidade não fica apenas gravada no coração das pessoas, mas também na memória de Deus. Tem um personagem bíblico cuja história é narrada em Atos 10, chamado Cornélio. Ele era um centurião romano. E apesar de não ser um judeu, era temente a Deus. A Palavra descreve que ele era um homem de oração e também generoso, conhecido por suas esmolas aos necessitados.

Como narrado em Atos 10:4, Deus manda um anjo até Cornélio que diz o seguinte:

“Suas orações e esmolas subiram até Deus, e ele as guarda na memória.” (NVT)

 

Ou seja, a postura generosa e de oração de Cornélio ficou guardada na memória de Deus. Diante disso, o Senhor mobiliza o apóstolo Pedro para ir até a casa dele pregar o Evangelho de Jesus. Ele foi o primeiro gentio (não judeu) para quem Pedro pregou.

É interessante dizer que muitas vezes nós temos receio de sermos generosos e de algo faltar na nossa casa por conta disso. Mas a generosidade de Cornélio ficou guardada na memória de Deus e gerou cuidado do Pai sobre sua casa, que pôde receber a mensagem de salvação. A Palavra narra que enquanto Pedro pregava o Espírito Santo desceu sobre aquelas pessoas (Ato 10:44), que na sequência foram batizadas (Atos 10:48).

Não se esqueça!

Saiba que a sua generosidade com as pessoas, com a sua igreja, com a sua comunidade produz frutos para a eternidade. Ela sobe como uma oferta memorial diante de Deus. Quando você é genuinamente generoso, você toca o coração do Pai e seus atos ficam guardados na memória d’Ele, que é eterna.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário