domingo, 11 de julho de 2021

TEMENDO SEM TER MEDO

Temendo sem ter medo é título de um livro escrito por este signatário, não lançado, embora, e tem o objetivo profícuo de diferençar o temor do Senhor do medo.


Em geral, temor é o ato ou efeito de temer; é ter receio de; ou ter medo de; é ainda, pavor e terror. Todavia, apresentamos nesta reflexão, a diferença entre o temor do Senhor e o medo. Este diz respeito à apreensão, em face de um perigo real ou imaginário (DDL). Aquele significa sentimento de respeito e reverência, em virtude do grande Ser a quem se adora e se teme: Deus.

O temor do Senhor trás benefícios para seus usuários. Sobre este tema, a Escritura tem ensinos enormemente grandes; porém, veja estes abaixo e medite sobre eles:
 “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal [...]” (Provérbios 8.13).
 “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria [...]” (Provérbios 15.33).
O temor do Senhor instrui, ao tempo em que conduz à adoração e à reverência a Deus, reconhecendo-O como o Deus Único e Verdadeiro, Soberano e Supremo, Criador do Universo.

O medo trás pavor, insegurança, incertezas, e indecisões. Por tudo isto, temamos a Deus sem ter medo. Ele é o nosso Criador; por que ter medo? Antes, buscai ao Senhor enquanto é possível encontrá-lo; é possível buscá-Lo em você mesmo, se é que Ele habita em você. Eis o que diz a palavra:
 “Meus filhinhos, por quem sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vocês” (Gálatas 4.19).
 “[...] não sabeis que Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (II Coríntios 13.5-c).

Muitos são os que confundem o temor, com o medo; temem a quem não deve, e a quem devem temer, a esse não temem. O Senhor Jesus disse:

 “Eu vos mostrarei a quem deveis temer: Temei aquele que, depois de matar, tem o poder pra lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei” (Lucas 12.5).
A ordem divina foi expressa: “Temei a Deus e dai-Lhe glória” (Apocalipse 14.7). Eis a forma correta de temer e, a quem temer. Esta produz regozijo, alegria e paz, porquanto, presta-se um serviço a Deus, temendo-O sem ter medo, pois, nesse temor há muita paz, porquanto, tememos ao Príncipe da Paz. Eis uma amostra singular de viver, temendo sem ter medo.

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário