domingo, 20 de outubro de 2019

AS MANIFESTAÇÕES DO AMOR

A palavra amor tem sentidos diferentes; suas manifestações são variadas. Lamentável é saber que o amor, em nenhum dos seus sentidos é bem compreendido, aplicado ou executado nos termos apresentados no célebre ensino da Palavra de Deus, especialmente, em I Coríntios 13, onde encontramos as clássicas declarações: 


 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos; e não tivesse amor, [...]; nada disso me aproveitaria”. 
 “Ainda tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda ciência; e não tivesse amor, [...]; nada disso me aproveitaria”. 
 “Ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes; e não tivesse amor, [...]; nada disso me aproveitaria”. 
 “Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres; e não tivesse amor, [...]; nada disso me aproveitaria”. 
 “Ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado; e não tivesse amor. [...]; nada disso me aproveitaria” (vv1-3). 

À todas estas coisas, acrescentou os por quês, dizendo: (a) - o amor é sofredor; (b) - o amor é benigno; (c) - o amor não é invejoso; (d) - o amor não trata com leviandade; (e) - o amor não se ensoberbece; (f) - o amor não se porta com indecência; (g) - o amor não busca os seus interesses; (h) - o amor não se irrita; (i) - o amor não suspeita mal; (j) - o amor não folga com injustiça; (l) - o amor folga com a verdade; (m) - o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 

A lista termina com a célebre revelação de que o amor nunca acaba; antes, permanece tendo esta qualificação: É maior do que a fé, e, do que a esperança (v-13). 
Quantos destroem o seu casamento porque o “seu amor” não está disposto a sofrer; tratam seu cônjuge com leviandade; são soberbos; se portam com indecência, individualizam seus interesses; ao invés de benignidade, criam um ambiente de irritação, são injustos, e rejeitam a verdade que ampara o matrimônio!

Portanto, querendo orientar a alguns casais, no tocante à vida matrimonial, escrevo esta série, para manifestar-lhes as benesses do amor. 
Escrever sobre um tema tão elástico quanto o amor e suas manifestações, demandaria tempo e espaço, dois fatores fora do nosso alcance neste ato. Trabalhem juntos pelo equilíbrio e o bem-estar da família

Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário