domingo, 26 de julho de 2020


PARALELOS E EQUIDISTANTES

Paralelos e eqüidistantes tratam de duas matérias de uma mesma origem, de significados diferentes, embora. Para clareza, transcrevo abaixo, dois textos sagrados, daí dizer-se da mesma origem, que nortearão o estudante.

I - Jó 23.8-12-Bíblia da Vovó - Este texto foi escrito numa circunstância de sofrimento, perdas e de incompreensões. Jó falou sobre Deus:

 “[...] se tão somente eu soubesse onde encontrá-lo e como ir à sua habitação, eu lhe apresentaria a minha causa [...]. Mas, se vou para o oriente, lá ele não está; se vou para o ocidente, não o encontro; quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo! Mas ele conhece o meu caminho por ande ando; se me puser à prova, aparecerei como ouro. Meus pés seguiram de perto as suas pegadas; mantive-me no seu caminho sem desviar-me. Não me afastarei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia”.

II - Salmo 139.1-2 e 7-12-BV - Observe a eqüidistância entre o texto abaixo e o transcrito acima:



 “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. [...] Para onde poderei escapar do Teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá tu estás; se eu fizer a minha morada na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz”.

Interessante é descobrir, que os dois escritores tinham o mesmo conceito sobre Deus; acreditavam igualmente, embora, em circunstâncias diferentes. Em qualquer situação, aonde quer que estejamos, sob quaisquer circunstâncias, saibamos que Deus está vendo nossos atos, dos quais daremos contas perante a sua Augusta face; Eclesiastes 12.13-14 o diz com clareza.

Bom é deter-se sobre os dois textos, estudá-los com a devida atenção e cuidado. Então, saberemos que os olhos de Deus nos vêm em todo lugar. Dele, ninguém se esconde!


Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário