segunda-feira, 27 de abril de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É SABURRA LINGUAL?


A saburra lingual é um material que fica depositado no dorso da língua, de aspecto viscoso e cor esbranquiçada ou amarelada, que é composto basicamente por bactérias, restos de alimentos e células do epitélio. 

 Ela é responsável pela halitose (mau hálito). Na maioria das vezes é um problema ignorado ou de cuidado secundário, pois há uma maior preocupação com a higiene dos dentes e das gengivas; diante disso, muitas pessoas não se atentam para a higiene da língua. É importante ficar atento, pois a língua é um local favorável para o desenvolvimento de micro-organismos que ficam aderidos às papilas gustativas, que são difíceis de higienizar. 

Dessa forma, a presença de bactérias na língua pode contribuir para a disseminação bacteriana para outras regiões do corpo. Podem, por exemplo, ser aspiradas, já que estão próximas à orofaringe. Na maioria dos casos, a saburra está ligada a problemas com a higiene bucal, contudo outras situações podem causar sua presença, como o excesso de alimentação pastosa, o jejum prolongado e até mesmo situações de estresse e depressão. 

Ela pode ser evitada com o simples uso de limpadores ou raspadores de língua, que devem ser passados no sentido do fundo até a ponta da língua. A higiene lingual deve ser realizada toda vez que for feita a higiene dos dentes. Apesar de eficazes, os limpadores de língua precisam ser usados de forma adequada para evitar escoriações ou descamação da língua. Isso faz com que o meu hálito piore e provoca dificuldade para se alimentar devido à sensibilidade do tecido. 

Além da higiene adequada da língua, atitudes como beber bastante água, reduzir a quantidade de alimentos pastosos e adotar medidas para evitar o estresse, podem auxiliar a evitar a formação da saburra. Também é importante ter um acompanhamento regular com um dentista. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário